(Falta de) tempo

Reparem como é possível perceber simultaneamente as nuvens no céu e os detalhes dos prédios.

Muitas pessoas me perguntam: Ivan, como você consegue fazer tanta coisa? Tem tão pouco tempo em um dia…

Então… vou começar falando sobre o que fiz hoje: Fiz a prova da fuvest, aprendi sobre “exposure fusion” em fotografias, tirei algumas fotos aplicando essa técnica para aprender, aprendi algumas técnicas de solução de equações diferenciais usando complexos (http://www-thphys.physics.ox.ac.uk/people/JamesBinney/complex.pdf), li 2 capítulos do segundo volume de palestras de física do Feynman, arrumei algumas páginas do OC, enviei alguns emails, passei tempo vadiando no facebook, li algumas tirinhas na internet, durmi, fiz uma prova da segunda fase da fuvest e estou escrevendo esse post. Na verdade não estou só escrevendo esse post: estou escrevendo ele enquanto reviso algumas partes de eletrostática e escrevo um email pra uma professora universitária que está na Austrália.

E agora deve estar pensando:

Parabéns pra você. Você deve achar que faz coisa demais :p

Muito pelo contrário… Eu quase me sinto inútil pois sei que meu tempo poderia ser ainda melhor aproveitado. Gastei muito tempo lendo tirinhas e no facebook hoje, poderia ter lido um pouco mais.  E mesmo se assim o tivesse feito, saberia que ainda não teria aproveitado todo o meu potencial.

Vou contar a história de uma pessoa que conheci na última competição que fui, na WoPhO.

Ela é uma menina, de 14 anos, no segundo semestre de medicina, que sabe falar 5 línguas, já morou por um ano na indonésia longe da família para aprender a língua de lá, participou da IJSO no ano passado. Ah, e não se esqueça que a WoPhO é uma competição de física para alunos de até primeiro ano da universidade.  Ela disse que matava as aulas para estudar por conta própria pois dessa forma ela rendia mais. Ia de um canto para o outro lá em Jakarta de ônibus sozinha.

E ela não é o único exemplo que eu conheci, é apenas o mais recente. E ela é estranha, exótica, etc? Na minha opinião não, pelo menos não enquanto brincávamos de pega-pega na piscina do hotel com o resto dos participantes.

Agora me diz: eu aproveito meu tempo bem? Não, eu poderia ter feito muitas coisas a mais nesses últimos anos, poderia ter me aprofundado muito em diversas matérias, poderia ter começado projetos, poderia ter aprendido outras línguas. Mas o passado já foi.

 

Agora é aproveitar o presente e fazer dele o melhor possível.

Um dia tem 24 horas, se você dormir 8 horas, comer por 2, descansar por 2, e usar o banheiro, tomar banho, etc em 1 hora, você ainda tem 11 horas em um dia.

Se você lê cerca de 1 página por minuto (o que não é uma velocidade exageradamente rápida), e reservar umas 4 horas para isso, você já terá lido 240 páginas por dia.

Se você resolver questões por mais 2 horas, você terá feito pelo menos metade de uma prova estilo fuvest por dia.

Ainda tem 5 horas por dias nessas férias. Pode-se gastar 1 horas arrumando suas coisas, 2 horas praticando esportes, 1 hora saindo com colegas e ainda sobra 1 hora para imprevistos.

E em nenhum momento você teve que fazer nada na pressa.

 

Aproveite seu tempo.

(Falta de) tempo
21 votes, 5.00 avg. rating (99% score)
  1. Guilherme Boccia disse:

    Grande Ivan!! Parabéns cara, você para mim ainda é uma grande inspiração, e com essa sua maluquice fica ainda melhor!!1
    Te considero o melhor do Brasil ‘.’ PARABÉNS BROTHER.

  2. Hilka Lima disse:

    Parabéns, apesar da pouca idade, és muito maduro, um exemplo para muitos jovens. Que Deus esteja sempre a te abençoar.

  1. Não há trackbacks para esta página.

Deixe um comentário