Apoio Moral

Primeiro uma explicação: estava me sentindo um inútil ao começar a escrever esse post, então quis relembrar alguns motivos que me motivam a seguir em frente, pra recuperar minha força de vontade :)

Então, segue uma sequência de pensamentos, sem conexão um com os outros. Pensamentos que já me ajudaram nessa longa caminhada :). Todos eles com hyperlinks, pois todo mundo ama hyper links irritantes haha.

——

Sim, eu também me sinto um inútil, mais frequentemente do que vocês pensam. Mas o que importa não é quantas vezes você cai, mas quantas vezes você levanta e se você fica de pé tempo o suficiente pra conseguir caminhar.

Como dito pelo doutor Shynia Yamanaka, o que realmente é importante é “VW. Vision and hard work”. Se você quiser ter sucesso, você tem que ter visão, para saber o que está fazendo e muito trabalho duro.  Se você não estiver indo pra frente, é por que está faltando um pouco de V ou de W.  Nesse momento, estou faltando um pouco com o “trabalho duro”… gostaria de ter umas pausas de vez em quando, apenas pra poder relaxar numa rede, tomando uma garapa, comendo um pastel, ao sabor do vento próximo de um lugar com água e muita natureza ^^.  Mas eu ainda tenho saúde! Isso que importa. Enquanto eu tiver saúde eu não posso faltar com a força de vontade. Sem ela, não dá para ir pra frente!

Mas a verdade é que eu não gosto de estudar. Eu gosto de aprender! E como eu gosto de aprender… Isso é algo que sempre me motivou a ler e estudar, como é bom saber coisas novas. Como é bom poder falar com alguém sobre algo interessante que você aprendeu. Como é bom conseguir entender um pouco melhor o vasto mundo que nos cerca!

E além de tudo, eu não vim até aqui pra desistir agora, não faz sentido desistir uma vez que tenha se começado o caminho :).  Seria mais fácil fazer como todo mundo faz, mas nós vibramos em outras frequências.

E também, eu preciso fazer o que faço, pelo simples fato que eu posso fazer :). Um pássaro voa porque possui asas, por que precisa voar. Se você possui asas, abra-as e alce voo!

Eu já tive que percorrer um longo caminho pra chegar até aqui e, por vezes, não pude nem me render a interrupção de pensamentos, e meus sentimentos ficaram cheios de repressão, por ter este meu coração ansioso, que me impulsa pra frente, mesmo sabendo que meus pés estão limitados ao esforço do sacrifício.

E, quotando o meu pai, se for fazer algo, faça bem feito. Não há propósito em fazer algo mal feito.

Além disso, sempre há as promessas… As quais, nunca deixei de cumprir :).  As vezes eu fiz promessas muito “difíceis”, como, prometer em 2010 que eu iria para a IPhO de 2012 visitar uma amiga da Estônia. Prometer na minha oitava série que eu iria para uma olimpíada internacional antes de tentar ficar com mais uma garota (aquele fora tinha me abalado!), prometer a um professor que eu tentaria ir pra IBO, e etc. Ter o peso da confiança de outras pessoas na costa sempre me fez continuar andando :).

Mas nenhuma força foi maior  foi a raiva. O que sempre me motivou, mas que qualquer outra coisa a seguir em frente, foi o fato de as pessoas não acreditarem em mim. Pessoas que achavam que eu era ruim, e nunca chegaria em lugar algum. Uma vez um professor disse “não vou te deixar assistir essa aula, pois o seu nível de física é ruim e atrapalharia o rendimento da sala”. Eu fiquei com tanta raiva que eu fui pra IPhO de 2010 só pra mostrar que ele era besta. Quando fui convidado para a seletiva da IJSO 2009, eu perguntei para a minha mãe se eu poderia ir, caso ganhasse. A minha mãe —por mais que ela negue!— fez uma cara de “tanto faz o que eu responder, você não vai passar mesmo”. Eu fiquei tão “bravo”, que me isolei do mundo e em 3 semanas eu li um livro de química inorgânica e físico química do 3 colegial, e um livro de física do terceiro colegial (quase completo). Eu não consigo me lembrar dessas três semanas. Elas foram tão exaustivas que minha memória as deletou. Lembro que no fim das contas, eu tive que tomar remédio pra sair da cama hahaha. Mas tudo bem, eu fui selecionado para a IJSO 2009 :D.

Ahhh, o amor. O amor também fez com que eu estudasse… Por querer encontrar com uma amiga no curso de programação da OBI, eu aprendi a programar . Me “tranquei” no quarto por uma semana, resolvendo as apostilas de programação do site da OBI. Fui o primeiro colocado da programação nivel 1 do meu ano, mas infelizmente a menina não passou. Mas eu já tinha esquecido ela na época do curso haha. Além disso, também foi por causa de sentimentos que eu resolvi estudar para a IPhO desse ano :). Foras também foram muito motivacionais para mim :).

Eu sei também que não sou especial. Que sou igual a pelo menos alguns milhares de pessoas, mas isso não me incomoda. Eu sempre vou seguir em frente, enquanto meus pés forem capazes de andar :)

 

Apoio Moral
4 votes, 5.00 avg. rating (99% score)
  1. PÚBLIO disse:

    Olha… o fato de vc ter talento e ter atitude para fazer valer o seu conhecimento é brilhante. Os resultados que vc atingiu certamente vão deixá-lo em evidência por algum tempo. Isso é a fonte de inspiração para muitas pessoas… Mas, acredite, o mais importante na vida é o que vc está construindo para vc. Esse alicerce será muito útil na sua vida de universitário…. Com certeza vai valer a pena todos esses conhecimentos acumulados.

    É muito importante também ter algumas horas de lazer, amigos, namoros, discutir assuntos mais lights (tipo: o último fílme de comédia romântica da Meryl Streep)…

    E tb responder e-mails de pessoas estranhas que dão palpite na sua vida (kkk)

    Abraço

    Públio

  2. Augusto disse:

    Acho curioso e fascinante o fato de algumas pessoas me inspirarem de maneiras tão simples e inesperadas. É sempre legal descobrir sobre o pensamento e as experiências dos outros.

    Às vezes encontro algo que (por enquanto?) chamo de puro. Ainda não encontrei alguma definição melhor (quem sabe não invento uma palavra pra isso? será mais relevante), mas é algo que me remete a “uma questão que enfrentamos numa agitação discreta, à meia-noite, quando nada mais resta a perguntar”. É muito bom encontrar isso em textos, conversas, fotografias, letras, melodias… http://www.youtube.com/watch?v=9b2kWkhl3v4

    Interessante teu blog, Ivan!
    Esse post me motivou!
    Embora talvez não pareça, fazer parte dessa equipe abriu bastante minha mente e trouxe um conhecimento bem diferente. Não sei.
    Abraço

  1. Não há trackbacks para esta página.

Deixe um comentário