Pergunte:

Deixe um comentário abaixo :). Irei responder asssim que .

Podem deixar comentários anonimos também.Usem algum email como anonimo@yopmail.com

Pergunte:
1 vote, 5.00 avg. rating (97% score)
  1. Lê Eu disse:

    Olá Ivan. Gostaria de saber se o guia de estudos que você elaborou para a IPhO seria útil para alguém que quer ITA? ou é um pouco de mais ?
    Se não for muito incômodo, gostaria que você me indicasse alguns livros para essa preparação específica.
    Já resolvi todos os Tópicos da Física.

  2. mauricio disse:

    ivan,

    parabéns pela excelente trajetoria como estudante. peço um auxilio seu,eu pretendo cursar o vestibular do ita e estou no 2 ano do ensino médio, porém fico muito confuso com o método de estudo e quantidades diárias por dia para estudar para que eu possa alcançar o meu objetivo.
    obrigado.

  3. Roberta disse:

    Oi, estou no 2º ano do ens. medio, descobri o OC ano passado e me fascinei, além de descobrir que ser a melhor da classe quando se está no interior do Rio grande do sul, não é grande coisa heheh, comecei a fazer cursinho especifico para a UFRGS esse ano, na cidade vizinha, ele é bem forte e os professores muito bons e as turmas pequenas. e graças as aulas de quimica e matematica comecei a perceber o quanto adoro as materias, pq até então achava muito abstratas pois minhas professoras do colegio gostam da metodologia decoreba.
    Então, comecei a estudar muito quimica e matematica, fui muito bem nos ultimos simulados ufrgs nas materias, fiz mais de 600 exercicios de quimica e usei todas as dicas do site (muitoo obrigada, vcs nunca podem parar de atualizar, esse site salva nerds), refiz umas provas da olimpiada de quimica do RS e se estou bem confiante para a prova, que acontece em setembro., e gostaria de saber se eu vier a passar pra OBQ sonhar com uma menção honrosa n seria demais. e se dá tempo de começar a estudar para a OBB do ano que vem. ah, eu queria como você estudava para as provas de biologia ( eu odeio fazer resumos, gasta muito tempo).
    Obrigada, parabens pelo site, a iniciativa de vcs é maravilhosa, e tem uma galera se incentivando e inspirando em vocês.

  4. Raquel Tavares disse:

    Olá Antunes.
    Sobre o livro, creio que seja interessante relatar algumas aventuras com os colegas de quarto, as experiências e talvez uns episódios amorosos, pois é notório a existência do estereótipo a quem se dedica ao estudo como “nerd” ou “sem vida social”, contudo verdadeiramente não é esta a realidade. Logo, o leitor se sentiria próximo aos anseios e necessidades humanas sofridas pelo autor.
    Saudações.

  5. Paulo Cézar de Sousa Paes disse:

    Olá Ivan!
    Eu estou enviando este comentário por duas razões. Primeiro eu gostaria de perguntar sua opinião sobre que livros você considera bons para a preparação tanto para as olimpíadas brasileiras como internacionais de Matemática,Física,Química e de Astronomia(esta eu realmente não faço ideia de por que livro estudar), Outro ponto que gostaria de pedir sua ajuda para solucionar algumas dúvidas é que,desde pequeno eu sonhei em entrar no MIT,principalmente devido ao fascínio que tenho por diferentes áreas, então eu procurei muito na internet e achei os vídeos fornecidos gratuitamente pelo MIT(o opencurseware), depois de vários meses eu já vi todos os vídeos de vários cursos, porém eu gostaria de perguntar se você não poderia se enformar e me dizer duas coisas ,primeiro:o MIT continua fazendo e fornecendo vídeos do opencurseware(exemplo vídeos de 2013)?,segundo: o MIT publica vídeos dos outros semestres ou apenas do 1º desses cursos?
    obs(um dos que estou mais interessado é o curso de programação com os professores John Guttag e Eric Grimson.)
    Desde já eu te agradeço muito só por ler.

    • Os cursos do MIT não são separados em semestre. Existem aulas apenas, e você pode fazer em qualquer ordem; algumas ordens fazem mais sentido que outras.

      Muitos dos melhores professores não querer ter suas aulas gravadas (privacidade, ou por causa das câmeras e microfones serem uma grande distração durante a aula), por isso diversos cursos não estão no MIT OCW.

  6. Olá Ivan tudo bem?! Sua história, ela é incrível! Parabéns é muito sucesso pra você. Eu assistir a sua entrevista no programa “de frente com Gabi” e achei você um cara super humilde. Eu sempre estudei em escola publica e tive uma educação muito defasada. Esse ano já vou concluir o ensino médio. Eu queria, além de um conselho de motivação, que você me desse uma dica de qual é a melhor carreira para seguir quando se gosta muito de ciências exatas.
    Valeu!!

  7. Enio Lopes disse:

    olá Ivan

    trabalho com pesquisa de imagens para obras didáticas, em uma obra para o ensino fundamental I ( crianças entre 7 a 10 anos ) gostaríamos de sua autorização para inserir uma foto sua, o texto fala sobre as medalhas conquistadas em 2012 ( Estônia a medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Física, a prata na Olimpíada Internacional de Linguística, na Eslovênia, e no Rio, a prata na Olimpíada Internacional de Astronomia ).

    desde já agradeço e aguardo assim que possível um retorno

    Enio Lopes
    enio.pesquisa@gmail.com

  8. Me recomenda bons livros de física, química e biologia p/ resolver questões e aprender as formulas e as teorias dos diversos assuntos. Você é uma das minhas grandes inspirações! Pretendo entrar no IME, ITA ou UFPE.

  9. Anderson disse:

    Sou seu fã e você é uma das pessoas que me inspiram.
    Gostaria de saber qual a graduação que você esta fazendo no MIT e qual smartphone usa em suas diversas fotos que são muito boas(pretendo compra um).

  10. Israel Smith disse:

    Olá, Ivan! Participo das olimpíadas de matemática há 3 anos e não consigo me destacar nesse tipo de competição, apesar de gostar bastante da matéria. Recentemente tracei um plano de estudos, e uma rotina para ver toda a matéria olímpica a partir do material do POTI, das revistas Eureka, e dicas do seu próprio site.Baixei livros dados como referência bibliográfica dos materiais para consultar periodicamente, resolvo diariamente listas de problemas, etc..
    Há outras dicas e caminhos para eu conseguir uma vaga na IMO?
    Obs: Tenho disponibilidade para estudar por várias horas diárias, qualquer dica seria fortemente apreciada (=

  11. Srta. disse:

    Onde consigo o gabarito dos exames da Obmep?

  12. Tay disse:

    Acabei de fazer 17 anos, ainda tenho chance de ganhar alguma medalha ? e medalha internacional ? estou no 3° agr

  13. Yuri disse:

    O nivel 3 da OBF. 3° colegial, pode participar para a internacional ?

  14. Yuri disse:

    Eu gostaria de participar da olimpíada de física, mas minha escola não tem a prova para 1° fase, como eu posso fazer ?

  15. Yuri disse:

    Ivan, gostaria de saber como você conseguiu fazer para estudar no MIT. Medalhas e provas que participou e ganhou. Com quantos anos começou a se preparar, e participar de provas.
    Quais provas de matemática e física que terá em 2014 ? pode me passar as datas e como me inscrever ? Valeu cara

  16. Adalberto disse:

    Ivan parabéns por sua dedicação. Vc só lia os livros ou os grifava ou fazia resumos? A memorização da matéria vinha da prática com os exercícios? Abracos

  17. Adalberto disse:

    Ivan parabéns por sua dedicação. Vc só lia os livros ou também os grifava ou fazia resumos? A memorização do conteúdo vinha da prática com os exercícios? Abracos

  18. Daniel disse:

    ola ivan, tudo bem?
    na parte que diz como voce estudou: “IPhO 2011- Estudei pelo Moyses de física, estudei física estatística pelo livro de físicoquímica do peter atkins, estudei mecanica pelo david morin, estudei os 3 livros do tipler. — Bronze”

    vc estudou só a teoria do tipler e usou exercicios de outros livros ou fez todos ou a maioria dos exercicios?

    obrigado

  19. Luccas Barsotti disse:

    eu queria saber aonde eu vou com quem eu falo
    para tentar uma bolsa no exterior(harvard,Mit,Stanford)

    e mais uma coisa,eu queria saber se vc pode dar algumas dicas para eu passar
    no desafio do colegio objetivo para a segunda serie(ensino medio)

    Obrigado

  20. Natália disse:

    Ivan, você não compreendeu minha pergunta. Eu gostaria de saber se as fórmulas proposta pela Ipho é suficiente para realiza-lá. Por exemplo, há equações de Física Moderna, mas não é necessário ter uma bagagem de Física Moderna tão avançada, mas as fórmulas recomendadas, é o suficiente. Essa era minha dúvida, Obrigada.

  21. Natállia disse:

    Gostaria de saber se a lista de fórmulas no qual você traduziu, é suficiente para Ipho. É necessário algo a mais? ou aquelas fórmulas é suficiente.

    Obrigada.

  22. Nando. disse:

    Ivan,

    Sei que o site é relacionado à olimpíadas científicas, mas para você entrar em Harvard, MIT e etc, você precisou ser brilhante no colégio? Digo, ter notas sempre altíssimas? Mesmo nas matérias no qual não obtinha tanta facilidade?

    (Eu vi que você não se dedicou muito na matérias de humanas, algo que revelou no DE FRENTE COM GABI)

    Obração ae fera.

    Ah! Por uma pesquisa escolar (Qual é sua religião, caso tenha uma).

    É para o trabalho de Teologia! (Às pessoas no qual você mais admira intelectualmente, são engajadas em questões religiosas e filosóficas?)

  23. Diego disse:

    Ivan,

    Sei que o site é relacionado à olimpíadas científicas, mas para você entrar em Harvard, MIT e etc, você precisou ser brilhante no colégio? Digo, ter notas sempre altíssimas? Mesmo nas matérias no qual não obtinha tanta facilidade?

    (Eu vi que você não se dedicou muito na matérias de humanas, algo que revelou no DE FRENTE COM GABI)

    Obração ae fera.

  24. Callebe disse:

    Olá Ivan,

    Queria saber sua opinião sobre os cursos intensivos como do Veduca, edX e o Coursera, eles são boas fonte de preparação para olimpíadas?

    E uma outra pergunta, só soube das Olimpíadas no 1° ano do ensino médio, gostaria de saber se ainda há tempo para alguma preparação, estarei competindo com pessoas que estudam intensivamente desda 5° série. Sempre foi muito bom em matemática, mas nada além disso.

    • nunca usei esses cursos e desconheço alguém que tenha utilizado…

      Se vc vai dar conta do recado, depende apenas de você… vc vai ter que correr mais pra compensar o tempo perdido. Existem muitos exemplos de pessoas que começaram no ensino médio e fora pra uma internacional. Mas existem muito mais exemplos de pessoas que não conseguiram.

  25. Igor disse:

    Ivan gostaria de saber como você aprendeu cálculo Diferencial Integral, eu tenho que ser autodidata então se puder me da umas dica de livros ou vídeo-aula.
    Obrigado

  26. Igor disse:

    Ivan gostaria de saber como você aprendeu cálculo Diferencial Integral, eu tenho que ser autodidata então se puder me da umas dica de livros ou vídeo-aula.
    Obrigado

  27. Diego disse:

    Olá Ivan,

    Estou no 1° ano do ensino médio, apenas agora tive contado com as olimpíadas. Sempre fui um bom aluno, mas nunca participei. Minha dúvida é se tenho capacidade, apesar de tardia, para competir com pessoas que participavam desda 5° série.

    • se você tem capacidade, isso vai depender de sua dedicação e força de vontade. Existem inúmeros exemplos de pessoas que começaram no primeiro colegial e tiveram muito sucesso (medalha na internacional de biologia, IJSO, IYPT, etc). Mas a maior parte das pessoas não conseguem nem mesmo começando na quinta série

  28. Luan disse:

    Oi Ivan boa tarde,

    Te admiro muito e gostaria de saber, qual foi seu método de estudo para ter tanta conquista intelectual ?!

    Abraços !!

  29. Felipe Hofmann disse:

    Olá Ivan, n sei se vc viu, mas o CCD foi “expulso” da OBA.
    Vc sabe como vai ser o processo seletivo para a IOAA agora?
    Sabe se vai ter algum curso antes da Internacional ou alguma coisa assim?

    Aqui vai o link da carta escrita pelo CCD, um tanto nostalgica. OBRIGADO!!!

    https://dl.dropboxusercontent.com/u/5490173/CARTA_CCD.pdf

  30. Rafael Perondi disse:

    Ivan, eu queria te pedir se você tem alguma dica sobre site de vídeo aulas/ de estudo que você tenha utilizado, e achou muito bom, que tenha contribuido bastante para voce se tornar esse ser inteligente que voce se tornou.
    Abrçs..!

  31. Felipe Hofmann disse:

    Ivan, parabéns!!!

    Eu to no 2º ano do EM, e descobri as olimpíadas ano passado…
    Esse ano quero me classificar no q der, e as olimpíadas de física estão próximas.
    Li vários de seus posts, mas livros que vc recomendou, como Halliday, eu realmente não gostei muito, por mais que eu saiba integral e derivada, não achei boas as questões e o conteúdo é um pouco fraco.

    Fiz o livro Nicolau, Ramalho e Toledo, mas to longe de alcançar grandes níveis como vc. Tem algum livro q vc me recomende, ou vários, p eu ter alguma chance nas OBF? a OBM tb, não sei muito o q estudar, fiz o livro Lidski, mas ñ tenho chance na 3 fase. ME ajude!!!!

    N conto c a minha escola, eu q inscrevo a mim mesmo nas olimpíadas, fingindo q sou professor, e desde a 8ª sou bem melhor q meus professores de matemática, física e química ( gostei do livro Atkins, mas gostaria de te perguntar, vc n faz todos os exercicios ne? Pq o nivel é realmente bem alto o do livro p mim, q acabo de começar as olimpiadas).

    VLW cara, saiba q me inspiro muito em vc!!!

    • cara… se você acha o conteúdo do halliday fraco, a unica coisa que falta é trainar exercícios. Pega algumas provas das IPhOs passadas, começando pelas mais recentes, e também das APhOs. O livro do nicolau toledo é nivel introdutório, só serve pra obf, pq nem derivada e integral ele tem. E relaxa quanto a OBF, o nível do halliday e tipler são absurdamente mais altos que da obf.

      E você pode saber mais física/matemática/química que seus professores, mas se dizer melhor que eles, isso já não é correto ;).

      Não fiz todos os exercícios, só fiz o suficiente pra saber que eu conseguiria resolver todos eles, o suficiente pra saber que já sabia toda a matéria. Só faço exercícios exageradamente quando meu objetivo é treinar velocidade, e não o conteúdo.

      obrigado :)

      • Felipe Hofmann disse:

        Vlw!!!

        Escrevi q sou melhor q meus professores p vc entender minha situação.

        Outra coisa… vou participar da obg, da final nacional. O site da Olimpiadas Cientificas ja tem alguem assim ( cheguei na final de uma olimpiada q vc n chegou uahahahaha ( a única ))? Pq gostaria de poder colaborar com vcs, acho o projeto mt bom, e realmente mudou minha vida.

        E uma pergunta: vc disse que vai estudar em outro país, como se faz isso? Tem alguma prova, ou foi reconhecimento internacional… pretendo cursar o ITA, mas vai que tem lugar melhor.

        Desculpa te incomodar tanto cara, mas saiba q ta me ajudando MUITO.

        Até ; )

  32. Evelyn disse:

    Olá Ivan, li recentemente seu blog e textos a seu respeito, tudo fascinante! Estou em ano de vestibular, então talvez você possa imaginar o quanto é estimulante ver os reflexos de sua dedicação aos estudos.

  33. Eduardo disse:

    Olá, gostaria de saber quais olimpíadas cientificas ou competições em geral posso fazer apos o termino do colegial (3º Ano) . Abraço!

  34. Victor Hugo Pinheiro disse:

    Ivan, em primeiro lugar parabéns cara pelo seu sucesso ! Tenho 15 anos e sempre gostei de estudar cara , mais igual a voce eu nunca vi uma pessoa se dedicar tanto , eu sou morador de Lins também ganhei uma bolsa no IAL, mais eu me impressionei mesmo pelas suas conquistas ! Hoje saiu uma noticia no Jornal que vc passou na prova de Harvard e Massachusetts, espero que vc tenha muito mais sucesso do que ja tem ! E me de algumas dicas cara…

  35. gabriela disse:

    Ei Ivan!! Queria saber em que curso vc se inscreveu na fuvest, e se pretende ficar no brasill! te admiro muito. beijos

  1. Não há trackbacks para esta página.

Deixe um comentário