Pacman

pacman

[Eu corrompi o sistema do meu computador e perdi meus programas, logo fiz as imagens no mspaint haha]

Faz mais de 6 meses que eu queria escrever um post com o título pacman. Não lembro qual era o motivo inicial, nem sobre o que ele ia tratar, mas pensei em uma maneira de fazer um sobre motivação e estudo agora :).

 

Quem daqui já jogou pacman?  Acho que todo mundo, né? haha. E qual era seu objetivo no jogo? Pegar uma bolinha por vez, fazer o máximo de pontos possíveis ou passar de fases?

Provavelmente ninguém escolheu a primeira opção; seria chato demais ter como objetivo algo tão pequeno. Mas o que você fazia durante o jogo? Comia uma bolinha por vez, planejava seu caminho para ser mais eficiente e desviava de seus problemas.

Da mesma forma deve ser seu estudo caso você queira ser eficiente. Seu objetivo é ler mais uma página do seu livro? Claro que não.  O seu objetivo é grande, é ser um dos melhores, chegar até o fim, se destacar.  Mas assim como no Pacman, você deve planejar seu caminho, e deve saber o que você tem que fazer. Se você não souber o que fazer, acabará caindo nos fantasmas, e, mesmo que não caia neles, ficara vagando por muito tempo em um labirinto aparentemente sem saída…

Logo, saiba o que tem que fazer, saiba todas as bolinhas que você tem que pegar :).  Mas só isso não é o bastante. De que adianta saber o que tem que fazer, se não souber como fazer? Claro, você quer passar da fase, mas para isso tem que passar por ela inteira… Saiba como fazer, saiba onde está cada uma das bolinhas que tem que pegar :)

caminho

Sim, isso é um labirinto do pacman com as bolinhas que ele tem que comer

Pronto, agora você já sabe ao menos como é o jogo, mas basta isso para ser bom?

NÃO! Você se lembra muito bem que o mínimo que você tinha que fazer era planejar o seu caminho, podendo várias vezes desviar sua rota para se adequar aos problemas que encontrasse. Planeje seus estudos, seu objetivo, saiba como você vai fazer para ser mais eficiente! Mesmo que tenha que mudar depois.

caminhocerto

Caminho planejado

Agora você já sabe o suficiente para ser um bom “jogador”. Você sabe o que fazer, sabe como fazer e já tem até um plano de ação! Aí você vai lá e o que acontece?

fantasminha

bu!

Você perde logo no início, por que ficou parado em vez de fazer o que tinha que fazer.  Se você ficar parado no pacman, rapidamente os fantasmas te pegam. Você pode argumentar que foi por falta de prática, que é por que os outros jogadores são mais experientes que você, etc. Pode argumentar o quanto quiser, isso nào vai mudar o resultado.   Em geral o fantasma (que representa a derrota, e o fracasso aqui), te persegue de várias formas. E assim como o fantasma vermelho, que a cada fase que passava ficava mais rápido, cada vez ficará mais difícil, cada vez você terá menos tempo para agir… Quanto mais o tempo passa, mais rápido os fantasmas vão andar.

tudojunto

Você não me pega, lelo lelo lelo

E mesmo que ele te pegue, você ainda tém várias tentativas no jogo.  Várias vezes terá que começar tudo do começo, só tendo como vantagem um pouco de experiência. Mas, se você cometer os mesmos erros, irá falhar do mesmo jeito. Tem que aprender a se aprimorar, a se tornar um melhor jogador.

E dessa forma você tera seu nome escrito na lista das melhores pontuações :). Seja no ranking municipal, nacional ou internacional, seu nome estará lá.

highscore

Highscores!

Boa sorte!

Pacman
14 votes, 5.00 avg. rating (99% score)
  1. Isabele disse:

    Oi Ivan, fugindo um pouco do tema do post (que ficou ótimo ^^), como foi a sua prova da obb? já corrigiu pelo gabarito provisório?

  2. Gabriela disse:

    O que houve com isso?

    Sorte no jogo, azar no amor
    by Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho

  3. Caroline disse:

    Muito legal, Ivan! A analogia serve pra qualquer tipo de fantasma. :)

  4. Guilherme disse:

    Haha, adorei a analogia!! Muito inspiradora. Só faltou falar daquela bolinha grande que faz você comer os fantasmas hahaha =P

  1. Não há trackbacks para esta página.

Deixe um comentário