5 dicas valiosas para um bom treinamento olímpico

Quando você começa a ler histórias sobre olímpicos como o Ivan Tadeu, que chegou a conquistar quatro medalhas em olimpíadas internacionais (1 Ouro e 3 Pratas) em menos de dois meses, você chega a se assustar. Se você acompanhasse a trajetória dele como eu pude acompanhar naquela época (meados de 2012), verá, na verdade, que estes são os resultados de um treinamento intenso e extremamente dedicado que nem tomava todas as horas do dia dele, nem o fazia menos sociável que qualquer outra pessoa.

Não ache que há segredos no treino do Ivan: ler livros, resolver exercícios, estudar provas antigas das olimpíadas, tudo isso estava incluso. Mas se você pensar que o aluno de uma equipe internacional faz tudo isso em seu treinamento, o que faria com que o treinamento do Ivan o permitisse ir além?

Se desse para resumir, diria apenas que tudo que ele se propusesse a fazer em um dia, ele faria em uma dia, e se precisasse estudar, ele leria um livro mais avançado do que os livros que ele já leu, e resolveria exercícios mais complicados do que aqueles que ele já resolveu.

Escrever este parágrafo é fácil. Como atingir então um nível semelhante ao dele? Se você tomar as ações dele em passos, ou ler um pouco sobre ele em seu blog, eles seriam mais ou menos assim.

1) Propor-se um objetivo, quebrando-o em metas

Dá para pensar que basta você colocar na cabeça que irá para uma olimpíada internacional, e você estará viajando nos próximos meses ou anos para representar o Brasil. Não costuma funcionar assim.

Pense na olimpíada internacional como a linha de chegada. Antes de você chegar lá, você precisa andar pelo caminho que leva até ela. Para trilhar este caminho da melhor forma possível, você estabelece uma meta, um plano de ação no qual você não só tem o objetivo, mas também o que você precisa fazer para alcançá-lo (tempo, dinheiro, esforço, o que for necessário).

No caso de alguém que tenha como objetivo ir para uma olimpíada internacional, uma meta efetiva o fará, num prazo que varia de alguns meses a alguns anos:

  • Passar por todas as fases de uma olimpíada nacional (pré-requisito de todas as olimpíadas internacionais);
  • Ganhar uma medalha nesta olimpíada nacional;
  • Ficar entre os melhores alunos da olimpíada, o que o permite particiar da rodada seletiva da olimpíada internacional;
  • Passar por todas as fases desta rodada seletiva;
  • Ficar entre os 4 a 6 melhores alunos desta seletiva (o tamanho usual de um time internacional);
  • Ser convocado à olimpíada internacional;
  • Participar da olimpíada internacional de fato.

Um objetivo é concluído a partir de metas. Se ela for muito grande, você terá de reduzi-la a metas menores que sejam mais fáceis de realizar, que cheguem a demorar de um mês a algumas horas.

No que estas metas forem aparecendo, você verá a necessidade de estudar diversos livros, resolver um monte de exercícios, resolver provas antigas, e assim vai. E para concluir estas metas, você verá a necessidade de ler 50 páginas de um livro ou resolver 10 exercícios de uma lista, por exemplo.

Crie seu objetivo, seja ele qual for dentro do mundo olímpico (ou de qualquer outro). A partir dele, desconstrua-o em metas que você consiga concluir em um tempo menor.

1′) Propor-se metas alcançáveis dentro do seu dia

Esta é a versão prática e reduzida da meta anterior. Se você for capaz de se dar metas em um determinado dia/hora e alcançá-las naquele dia/hora, você não só ficará mais perto do seu objetivo, mas também criará o costume de criar metas. No caso de estudar para uma olimpíada, uma meta para uma determinado dia pode ser a leitura de 20 páginas de um livro ou a resolução de 5 exercícios de uma lista.

Pense que, se você lesse 20 páginas de um livro todo dia ao longo de um ano, você teria lido um total de 7300 páginas. Se você considerar que um livro tenha, em média, 300 páginas, você teria lido, pelo menos, 24 livros no ano. Compare este número ao número médio de livros lidos por um aluno (7,2 livros, sendo 5,5 deles acadêmicos).

2) Evolua junto com o seu material

Como disse antes, era difícil ver o Ivan estudando o mesmo material por muito tempo, pois no momento que ele tivesse aprendido tudo que estava num livro, ele já começava a procurar um livro mais avançado para estudar. Isso porque o limite superior do seu aprendizado é o limite do seu material de estudo – não dá para saber o que você nunca viu na vida.

Assim que você tiver estudado todo um material, passe para um outro que seja mais desafiador.

3) Faça conexões

Uma memória será sempre mais viva na sua cabeça se você conseguir conectá-la a outras memórias que você tem que sejam próximas àquela. Se você souber, por exemplo, que insetos possuem seis patas, e observar que aranhas têm oito patas, você saberá dizer então que a aranha não é um inseto.

O estudo mais efetivo que você faz é aquele no qual você conecta um fato novo a fatos que você já conhece. Pense na resolução de uma equação que você nunca viu: se você for capaz de associar aquela equação a uma outra equação que você já resolveu, o problema passa a ser bem mais simples.

E como você fará isso? Lendo, resolvendo exercícios, buscando ajuda caso acabe “empacando”, e assim vai, até você conseguir conectar o que você conhece à nova memória, ou em resumo, aprender.

Decorar um monte de matéria para uma prova no dia seguinte impede que muitas conexões sejam feitas. Ao final da prova, é como se você guardasse a memória numa caixa e a jogasse de um penhasco. O esforço que você teve para decorar a matéria (um dia) é menor do que você teria para aprendê-la (dias, semanas, até meses), mas você não reterá quase nada.

Dê preferência a aprender. Se você teve tempo de aprender boa parte da matéria, mas preferiu decorar tudo, você não soube aproveitar o seu tempo.

4) Escolha sempre a eficiência

Aprender o que está num livro novo toma tempo. Imagine então gastar boa parte desse tempo copiando o livro ou lendo ele diversas vezes até entrar na sua cabeça, tentando decorá-lo ou memorizá-lo. Isso toma muito tempo, tempo que poderia ser utilizado para ler um novo livro, resolver mais exercícios, ou mesmo descansar.

Com exercícios, é o mesmo. Muitos livros costumam ter exercícios muito iguais ou parecidos com a teoria para fixar melhor o conceito. Depois de ter resolvido uns 2-3 problemas de fixação, vale mesmo a pena resolver todos os 30-40 exercícios idênticos? Você não estará aprendendo nada novo ou útil – estará apenas reforçando um conceito que você já aprendeu.

Invista seu tempo em partes do texto que você não conseguiu entender de primeira, em exercícios mais complicados no final do capítulo (que aplicam a teoria de um jeito diferente), ou mesmo em descobrir qual o . O esforço em torno da eficiência o fará ir mais além.

5) Invista muito esforço

Um aprendizado mais eficiente, evitando as “decorebas” ou a falta de atenção ao que você está fazendo, é algo que pode demorar muito para acontecer, talvez apenas depois de ler vários livros e resolver centenas de exercícios. Se não estiver disposto a gastar centenas de horas e vários dias até começar a aprender os assuntos mais complicados ou se habituar a este novo ritmo, passando também por medos, inseguranças e dias inteiros tentando resolver um único exercício, você irá parar no meio do caminho, e possivelmente desistir.

A lista é pequena, mas pô-la em prática é o grande desafio. Se estiver disposto a caminhar todo esse percurso, vamos caminhá-lo juntos. Aproveite este início de ano e comece a treinar para a olimpíada que mais gosta, ou para uma olimpíada que sempre te deu curiosidade, mas você nunca fez. Aplique estes cinco passos (seis, tecnicamente) no seu treinamento, e diga nos comentários o que conseguiu.

Referências

Aprendizados de um garoto de 18 anos: Facilmente o artigo mais repercutido do blog do Ivan Tadeu, olímpico mencionado aqui, e a inspiração principal para este artigo (diga um alô a ele por mim).

Leia também

Ivan – Vida de Olímpico: O blog do artigo referenciado acima, no qual o Ivan “desconstrói” sua vida e seus aprendizados como aluno olímpico. Espere ler textos muito bem feitos e sinceros.

Deixe um comentário