HMMT: Uma olimpíada de matemática desafiadora, divertida, diferente

Logo da HMMT 2014

Por Guilherme Henrique Paulino Amaral

O Torneio de Matemática de Harvard-MIT foi minha última olimpíada científica do Ensino Médio, contudo, com certeza, marcou a minha vida para sempre. Ter participado de uma olimpíada da disciplina que mais gosto e que envolve duas das melhores universidades do mundo foi um sonho que eu não imaginava realizar.

Entretanto, as olimpíadas não faziam parte do meu universo até o terceiro ano, quando decidi participar de tantas quanto pudesse. Assim, conheci cerca de 30 olimpíadas ao longo desse tempo, dentre as quais o IYPT-BR e o HMMT ganharam um significado especial. Nesse tempo, conquistei pouquíssimas medalhas, mas também vi um mundo incrível que não acreditava que existisse, aprendi bastante, conheci novos lugares, novas culturas e fiz muitos dos melhores amigos que tenho hoje.

Da participação e da vaquinha

Existem alguns fatos talvez interessantes sobre a participação nessa olimpíada. Primeiro, é uma competição que, embora reúna participantes excepcionalmente fortes em matemática, alguns conhecidos pela IMO, ela é aberta a qualquer um que queira participar. O processo de candidatura consiste em preencher alguns dados pessoais e um espaço em que você pode comentar sobre você e o que espera do torneio. Assim, um processo de seleção é feito, em que o fator sorte pode contar bastante, e aproximadamente 1000 estudantes de ensino médio ao redor do globo são selecionados. É possível se inscrever afiliado a alguma organização, escola, ou individualmente (no caso o time é formado no dia).

Nesse aspecto, vi uma grande oportunidade. Eu nunca havia participado da IMO e estava pela primeira vez fazendo as provas da OBM, mas mesmo assim me senti encorajado a participar. Apliquei para a edição de novembro de 2014 e, depois de algumas noites de ansiedade mal dormidas, vi que fui selecionado.

Após isso, vale ressaltar um segundo fato, de que ela não se responsabiliza por nenhum dos custeios de viagem ou hospedagem. Nisso, meus pais não tinham condições de pagar; era também algo que eu sonhava com todas as forças que alguém que almeja um objetivo pode sonhar. Acabei criando uma vaquinha online, contexto em que a ajuda de muitas pessoas foi crucial para que eu viajasse e realizasse as provas.

Estrutura do torneio

A olimpíada se divide em duas competições, a de Novembro e a de Fevereiro. Uma ocorre na universidade de Harvard, e outra no MIT, sendo estas alternadas de edição para edição. A diferença está basicamente no número de pessoas em cada time e na dificuldade das questões, sendo as provas de Fevereiro mais difíceis, com muitas questões a nível da IMO, e a de Novembro com apenas uma ou outra.

As provas se dividem em Individual Tests, Team Round e Guts Round. Cada Individual Test possui 10 questões short answers com duração total de 50 minutos. Em Novembro eles incluem o General Round e o Theme Round. Ambos abordam questões de qualquer uma das áreas de matemática do ensino médio, porém o último possui questões temáticas. Já em Fevereiro incluem-se três testes: Álgebra, Geometria e Combinatória.

O Team Round é uma prova de 1 hora com a mesma estrutura dos testes individuais, só que feita com seu time. Em Novembro as questões são temáticas, porém em Fevereiro elas são baseadas em mostrar ou provar algo, como uma igualdade.

Por fim, o Guts Round, característica dessa olimpíada. É um evento de 80 minutos feito em times, com 36 questões short answers, as quais se dividem em diversas áreas e vão variando seu valor na pontuação, enquanto aumentam seu nível de dificuldade. Nesse meio, todos os times se reúnem em duas grandes salas. Dado o sinal, cada time envia um Corredor para as mesas onde se encontram os problemas, divididos em conjuntos de 3 em Novembro e 4 em Fevereiro. Assim que um time possuir respostas para o conjunto de problemas que pegou, o Corredor deve correr de volta à mesa e pegar o próximo conjunto. E nessa “corrida” o torneio vai ocorrendo até que o tempo acabe, enquanto os resultados vão sendo acompanhados em tempo real em uma grande tela.

Diferencial

Muitos aspectos mereceriam destaque aqui. Mas uma das características que chama muito a atenção é o Guts Round. É uma experiência interessante imaginar 400 ou 500 estudantes de ensino médio apaixonados por Matemática correndo em um grande hall, levando e trazendo problemas para o seu time. É uma experiência única, que torna essa olimpíada surpreendente muito desafiadora e divertida ao mesmo tempo.

Vale comentar que o HMMT também possui uma versão não oficial online, que também é aberta a qualquer estudante do ensino médio que queira ter uma ideia de como são as provas, uma excelente oportunidade que certamente vale muito a pena.

Por experiência própria

Lembro que meus pais uma vez me perguntaram se um dia gostaria de viajar para o Mundo de Harry Potter em Orlando, série da qual sou muito fã. Disse na época que queria deixar isso como segundo plano, pois se tivéssemos chance de ir para fora, seria muito melhor visitar as maiores universidade do mundo. Realizei um sonho. Participei do torneio de Novembro de 2014, que ocorreu no Science Center da Universidade de Harvard. Conheci ela e o MIT no outono, um ambiente deslumbrante para uma olimpíada de matemática! Além de o Annenberg Hall ser muito parecido com o Salão Principal de Hogwarts, o que me encheu de alegria.

Além disso, no torneio conheci pessoas incríveis e fiz muitas amizades, vindas dos mais diversos locais do mundo, passando pelo EUA, Colômbia, China, Coréia, Índia e Sirilanca. Aprendi muito com elas e com a olimpíada, tanto pessoalmente como com a Matemática em si. Por tudo isso posso dizer que vale muito a pena participar, estando muito mais que recomendado. Foi para mim e será para todos uma aventura do começo ao fim!

Veja também

Site oficial do Torneio de Matemática de Harvard-MIT – informações sobre a olimpíada e sobre como participar. Pode-se encontrar também as provas das edições passadas, bem como algumas fotos do evento e a versão não oficial online, que ocorre junto com as olimpíadas oficiais.

Dicas de estudo para olimpíadas de Matemática – escritas pela equipe do OC.

  1. ocarinha disse:

    Excelente. Parabéns pela conquista.

  1. Não há trackbacks para esta página.

Deixe um comentário