FAQ

Aqui vou escrever as perguntas e respostras que eu recebo nos e-mails e comentários :)

Estou estudando no meu limite.Queria saber se você tem algum material sobre técnicas de estudos, ou algum conselho que possa me dar?

Infelizmente não tenho nenhum material com dicas de estudo… Uma vez que eu estava estudando no meu limite, mas não estava rendendo, eu comecei a cronometrar e ver qual método me fazia render mais.
Peguei um cronômetro e via quanto tempo eu demorava para fazer cada uma das coisas que eu estava estudando usando métodos diferentes.
Cronometrei quanto tempo eu demorava pra ler, caso eu ficasse o tempo todo em apenas uma matéria, e quanto tempo demorava se eu ficasse trocando de áreas. Vi quanto tempo demorava até eu dizer que entendia uma matéria quando eu estudava ela por resolução de questões, tentando resolver questões ou lendo teoria. Depois disso comecei a usar a que funcionava melhor pra mim em cada área.
Para biologia, por exemplo, o que mais compensava era me focar apenas em biologia lendo o máximo possível, fazendo alguns poucos exercícios de fixação. Para física, era estudar enquanto alternava com alguma outra matéria que não fosse exatas, para não ficar exausto; me focando mais na resolução dos problemas do que na própria teoria. Para linguística, era me concentrar apenas em linguística enquanto escrevia tudo o que eu ia aprendendo em uma folha separada.
eu diria que cada matéria ou área pode ter uma estratégia diferente que seja melhor para você, mas só você conseguiria descobrir. Veja aquela que tem o maior rendimento por tempo.

até mais e boa sorte!Como você estudou?
e demais sessões de estudo :)
Você é normal?
Sim, eu me considero perfeitamente normal.
Como você consegue?
É só estudar, controlar um pouco melhor o tempo e fazer planejamento:)
Por que você não vai nas escolas dando palestras esse ano?
Seria difícil eu dar palestras; tenho que estudar também, estou em ano de vestibulares! haha. talvez ano que vem, mas esse ano seria mais difícil ^^
Eu tive o privilégio de ver sua reportagem da folha de São Paulo e me despertou o interrese sobre seu comentário quanto a sua preparação fundamentada nas anotações das resoluções das provas anteriores , gostaria de saber como você utiliza desta estratégia mais detalhado? E como você conduz as revisões , se é que as faz?
Para cada matéria eu utilizo uma estratégia diferente, pois são as que dão certo para mim. Na competição de linguística, que envolve basicamente lógica, eu lia as questões e  as resoluções das provas.
Aí não tem segredo; durante a resolução você verá como a questão foi resolvida. Baseado em sua própria opnião você decide quais fatos e estratégias são importantes para a resolução e quais não são, e então basta anotar o que considera importante. Por importante entenda-se: fatos que você utilizaria para resolver outras questões também :)
Depende do meu objetivo na revisão. Se é para conseguir velocidade, eu farei exercícios o mais rápido possível me cronometrando. Se é para conferir o que eu já aprendi e o que eu não me lembro, eu leio a lista de fórmulas ou de fatos, ou de palavras chaves e vejo quais delas eu consigo me lembrar. Aquelas que eu não me lembro eu releio até me lembrar do assunto
Fico muito nervoso ao resolver a provas
Basta tornar a resolução de questões algo de seu dia a dia que você irá perder seu nervosismo. Por exemplo, você não fica nervoso para respirar, pois é algo que faz comumente :)
Tenho uma filha com uma idade muito jovem e que faz diversas atividades extras. Quando deveria começar a prepará-la para as olimpíadas de matemática? Há algum site específico para os pais?

Sendo sincero, eu não conheço nenhum aluno olímpico que começou participar, estudar ou se esforçar por ordem dos pais; todos eles o decidiram fazer por serem interesados nestas áreas.
A minha recomendação seria: converse com ela, e dê a opção de escolha: veja se ela gosta de matemática e se ela já tem maturidade para aprender a matéria dos anos seguintes. Acredito que eu não teria maturidade para isso em uma idade tão jovem e que portanto isso serviria como um desestímulo para mim no futuro, como uma atividade desgastante em algo que não me interessava.
Quando era jovem os meus pais me colocaram em uma escolinha de futebol, quando eu simplesmente não via sentido naquele conjunto de regras arbitrários. Durante muitos anos passei a ter raiva desse esporte, tamanho foi o desestímulo que aquilo me causou. Só atualmente (último ano) voltei a jogar com os colegas e voltei a treinar :)
Se ela tiver maturidade o suficiente, o que ela pode ter conseguido devido as outras atividades que participa a melhor maneira de começar a se preparar seria ver o conteúdo escolar que vai até o sexto ano do ensino fundamental. Apena após ela ser capaz de resolver equações de primeiro grau e ter noções básicas de geometria seria possível começar a introduzir as matérias dessas competições. Mas até que ela tenha essa base, não é possível.
Falando sobre minha própria experiência, eu comecei a estudar para competições de matemática no meu sexto ano do ensino fundamental, após uma professora ter comentado comigo sobre a olimpíada regional de matemática. Me interessei pelo assunto e resolvi me aprofundar usando a internet. Isto é algo que meus pais sempre dizem a todos, em nenhum momento nós forçamos meu filho a estudar, nós apenas mostramos como isso poderia ser algo bom a ele, através do exemplo e do reconhecimento.
Sites específicos para pais, acredito que não hajá nenhum. Mas no momento o conteúdo dessas competições estaria um pouco fora do adequado. Foque-se primeiro no conteúdo escolar, mesmo que seja adiantando o conteúdo dos anos seguintes.
Você gosta de jogos de dança?
Sim, adoro jogos de dança, eles são uma ótima maneira de treinar concentração — acho que se você consegue dançar uma dança com pelo menos 5 pézinhos de dificuldade, é impossível ter problema pra se concentrar nos estudos haha
FAQ
5 votes, 4.80 avg. rating (95% score)