Learnings from a 18 years old boyAprendizados de um garoto de 18 anos

1) People don’t accept the obvious. No matter what, if there is something that is extremely clear, simple and that can have major consequences people will never accept it. They will always look for something more complex and that the can’t understand to fill the gap. Example: to lose weight you must burn more calories than you get by eating, which can result in, for example, feeling hungry.

circulopreto

um círculo

2) Days, months and years doesn’t matter. Many people say “I’ve practiced / studied  X for many months / years.” Or, “I’ve been studying it for N days.” That doesn’t mean anything. This already assumes that all days / months / years have the same productivity, or that they may be a quantitative parameter to evaluate something. A better approach would be to count the number of  hours, assuming that all the hours spent on a particular activity would have the same productivity, which, still, you know from personal experience that is not true.

Jan2013calendar

3) Years REALLY doesn’t matter. Show a boy, for example, a 13 years old boy who has already studied calculus and everyone loses ther mind! They will call the boy a genius and assume that they wouldn’t be able to do the same. Now say to them that a person spent (made up numbers) 200 hours studying basic math, 100 hours studying trigonometry and equations, 50 hours studying limits and derivatives, and 100 hours studying calculus; and that because of this, that person know calculus. No one will care. Now say that this person is the 13 years old boy and they will say “But it is not so simple! He did it effortless because he has facility“. Read again the first topic.

Anos

4 a)Do in a day what you would have taken five days to do, and you will have done in one day what you would have taken five days to do. Do in a day what you would have taken five days. In other words, do something and you will have done this something.Ou escrevendo de outra forma, faça algo e você terá feito esse algo. Se você dedicar mais tempo e dedicação em uma atividade em um curto espaço de tempo, você terá um rendimento maior. Por mais simples que isso seja, as pessoas se impressionam se você disser que, por exemplo, do zero, aprendeu a tocar 4 ou 5 músicas na gaita em uma semana, mesmo sem nunca ter pego uma gaita antes. Ou que você adiantou a matéria de física do seu bimestre, ou qualquer outra coisa assim.

5dias

4 b) Horas por dia não importam tanto quanto como elas são aproveitadas. Claramente o limite superior das “habilidades, conhecimento ou algo” adquirido ou produzido por dia será limitado pela quantidade de horas dedicadas aquilo, porém, não o limite inferior. O seu limite inferior será limitado principalmente pelo seu rendimento, que é controlado pela sua concentração e dedicação naquela atividade.

relogio

5) Atividades inúteis não são produtivas. Inútil =  não útil. Simples assim.

gatinho

6)”Ahh, imaginando que bom seria se isso acontecesse”, “imaginando a festa que vou dar quando eu acabar de fazer isso / quando eu passar na faculdade” = Inútil. Não existe nada mais inútil do que ficar imaginando o que você vai fazer quando completar a sua atividade ou objetivo. Inclusive eu diria mais: se você perde seu tempo fazendo isso, você não conseguirá conquistar esse seu objetivo, pois gastará o seu tempo dessa forma ao em vez de realizar sua atividade e trilhar seu caminho. Quantas pessoas você conhece que ficavam falando o que fariam, a festa que dariam, etc e que conseguiram realmente fazer isso, sendo que gastavam um bom tempo dessa forma? Em sua mente é óbvio o motivo que você quer cumprir o seu objetivo, e portanto não há necessidade de gastar exageradamente seu tempo com devaneios. Planeja, aja e cumpra.

sonhando

7) Não espere resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual. De todos, acredito que esse é o mais difícil de se entender e aceitar. As pessoas cometem os mesmos erros e fazem as mesmas coisas esperando que os resultados sejam diferentes. “Tenho muita dificuldade em matemática (mas nunca tentei estudar a base que me fazia ter dificuldade, apenas estudava o conteúdo pra prova)”, “Não consigo aprender essa matéria (mas continuo estudando pelo mesmo material, da mesma forma, prestando a mesma atenção e usando o mesmo método de estudo) ”, “Estou no meu sexto ano de cursinho (mas sempre erro exatamente as mesmas coisas no vestibular, pois estudo a matéria exatamente da mesma forma todos os anos)”, “Não consigo passar dessa fase no videogame (pois sempre tento fazer o que acho que é certo, mesmo que já tenha percebido por experiência que está errado)”…

8) Não espere resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual 2. Da mesma forma que as pessoas repetem os mesmos erros, elas evitam os acertos (?!). Ou então no mínimo ignoram e não prestam atenção na maneira que acertaram. “Nossa, eu consegui estudar toda essa matéria rapidamente usando a minha madrugada, e consegui aprender tudo! (mas nunca mais vou fazer o mesmo para outras matérias)”, “Aquela pessoa estudou e resolveu os livros X, Y, Z, e fez N provas passadas e exercícios e foi ouro na olimpíada internacional de física (eu quero ser ouro na internacional de física também, mas como obviamente não é tão simples como só resolver X,Y e Z e fazer N provas passadas, eu vou querer usar meus próprio livros e métodos e não fazer as provas passadas, pois elas são cansativas)”.

9) Minimize seu esforço mental e você minimizará seu aprendizado.  Simples assim. Minimize o tanto que você pensa e você minimizará o tanto que entra em sua mente. Quantas pessoas não leem 4-5 vezes o mesmo texto prestando pouca atenção em cada passagem esperando que pela repetição consiga entender/memorizar? Quantas pessoas não decidem se concentrar em palavra por palavra do texto grifando o texto em vez de prestar atenção no contexto E nos detalhes.  Quantos usam uma caneta e papel pra resolver até os menores detalhes do problema em vez de resolver mentalmente, fazendo operações, substituições, e etc sem usar uma folha, o que seria mais rápido e mais desafiador? Se concentre, foque somente naquilo que está fazendo naquele instante, e faça o máximo de esforço mental possível naquilo, dedicando todo o seu ser aquilo e você aprenderá mais. Não fiquei com vergonha de reler uma passagem específica que você não consegue se lembrar por ter lido rápido. Não fique com vergonha de pular as partes que você já sabe (e que portanto não exigiriam nada da sua mente para ler). Se esforce e se concentre e assim terá resultados.

musculação

10) Facilidade, experiência e resultados não vêm com o tempo. Assim como dito em 2) e 3), nada vem com o tempo. Facilidade, experiência e resultados vêm com a prática.  Você não conseguirá tocar melhor um instrumento ou falar melhor uma língua pelo tempo que você passou desde que iniciou a fazer isso. Você vai conseguir isso pelo tanto que você já praticou. Você não conhecerá um determinado estilo de prova nem será mais rápido na resolução das questões com o passar do tempo. Você não ficará mais forte e esbelto com o tempo. Você só vai conseguir isso praticando.

11) Facilidade = a quantidade de relações que você consegue fazer. “Você não deve decorar, você deve aprender e entender.” E qual seria a diferença entre os dois, se me permite fazer a pergunta? O que seria entender? Por que algumas pessoas decoram e outras aprendem? Por que quem aprende tem “facilidade”, e quem decora não? Se você decorava coisas e nunca se perguntou nenhuma dessas coisas, você fugia do óbvio e esperava resultados diferentes cometendo os mesmos erros. Vamos desenvolver a linha de raciocínio: pessoas que aprendem conseguem fazer analogias, e quem decora, em geral não. Isso já te dize algo? O fato é, todos nós tivemos que decorar algumas coisas, como por exemplo, a tabuada, o som de cada letra, a ordem das letras no alfabeto, a ordem dos planetas, etc. Mas uma vez decorado a tabuada, você não teve que decorar fazer multiplicações com mais números, você aprendeu. Você aprendeu a ler. Você aprendeu que os planetas mais pertos do Sol são mais quentes (não em ordem no entanto), etc.
Você melhor irá aprender algo quanto mais “relações e conexões” você conseguir fazer com aquilo. Você sabe que o sol é quente, e que o calor se espalha; você sabe que a multiplicação de números com mais que 2 algarismos segue o mesmo raciocínio da multiplicação de números com 2 algarismos, etc. Você sabe que leões e gatos são felinos, e que ambos são caçadores e comem carne, logo você faz a relação e aprende que felinos são caçadores e comem carne. Se alguém te perguntar o que um tigre é, você responderá: caçador e come carne.   Mas como fazer mais conexões, prever mais fenômenos, etc?
Com experiência e conhecimento prévio, o que costuma ser chamado de facilidade pelas pessoas.
Por isso, quanto mais você estuda, mas fácil se torna estudar. Imagine que existe ao menos um caminho pra chegar em cada informação na sua mente. Se existem vários caminhos para uma informação, você não esquecerá ela. Você costuma ficar com palavras com significado bem específico “na ponta da língua”, chegando a quase esquecer elas. Mas você não esquece palavras mais genéricas, como “animal”, “objeto”, “bebida”, “roupa”, etc. pois elas fazem várias conexões.

conexoes

12 a) As pessoas tem preconceito com “simples” e tentam falar que tudo é complexo e impossível. Veja o item 1.

simplesecomplexo

12 b) Não é porque é simples que é fácil. Existem coisas incrivelmente simples de se fazer: exemplo, ir para uma olimpíada internacional de ciências. “Simples, você está chamando isso de simples?” Sim, sem menosprezar ninguém. Dando o exemplo da internacional de física: você tem um programa de estudos das matérias que caem e as provas passadas de exemplo. Você tem que saber um conteúdo amplo porém finito de informação, e saber diversos métodos de resolução de problema, e saber fazer relações e analogias entre os assuntos.  Você sabe os livros que você tem que estudar, os exercícios que tem que resolver para treinar, os conhecimentos que deve adquirir. É simples a ponto de eu poder escrever uma receita passo a passo dizendo o que fazer e  como fazer para chegar até lá. Da mesma forma é extremamente simples passar num vestibular. O conteúdo é finito e você tem provas de exemplo (ignore as questões de atualidade, pois mesmo que você erre todas elas você ainda teria a maior nota de todo o concurso). Porém, é fácil? Não, não é fácil. Exige esforço, dedicação, dor de cabeça, (por vezes abdicação), o medo da derrota etc. Mas não é algo impossível, não é algo complexo. Tratar o que você quer fazer como algo complexo é a melhor forma de nunca conseguir fazer o que quer. É a melhor forma de nunca cumprir o que você quer cumprir.

mapadotesouro

13) Leia pelo menos de 20 a 30 páginas (de material de estudo) por dia, todos os dias, e você conseguirá bastante informação/conhecimento em pouco tempo. Sim. 20-30 páginas por dia é pouco, mas ninguém lê isso. O que 20 páginas por dia de material de estudo por dia representam? A matéria de física da escola pode ser considerada cerca de 500 páginas de teoria, no máximo. O material de biologia, cerca de 800 páginas. Química, 500.  O que dá no total 1800 páginas. No final de 90 dias, ou seja, de cerca de 3 meses, você já teria aprendido todo o conteúdo de ciências de todo o ensino médio brasileiro. Dedicando quanto tempo por dia? 1 hora? Esse seu ano ainda tem 9 meses. O que você faria/ fará neles?

20-30

14) Faça alguma coisa mais ou menos impressionante e as pessoas deixarão de te tratar como uma pessoa e te tratarão como uma imagem, ou personagem-tipo. Isso não é um conselho, ou dica, é apenas um fato. Se você fizer algo que te destaque, várias pessoas deixarão de te tratar como “pessoa”, exemplo: você se torna o “nerd” da sala, alguém que estuda, e por tanto todos esperam que você só estude. Ninguém acha que você tem dificuldade ou algo assim. Ou em outra situação, você é o “palhaço”, aquele que traz felicidade para as pessoas, e que portanto nunca está triste.

pacmanpalhaco

15) Não existem abismos entre as habilidades, apenas uma escalada gradual. E não haja como se houvesse esse abismo. Em geral, se você passa a tratar alguém como um personagem-tipo, “desumanizando” elas, você acaba por limitar suas próprias habilidades e conquistas, considerando que o que aquela pessoa faz é impossível para você fazer. As frases mais clássicas para alguém que considera que existe tal abismo nas habilidades para alguém que estuda é: “Mas ele é um gênio!”, “Eu queria ter seu cérebro”, etc. Nessa “montanha de habilidades” que você escala, não existe um abismo nela que separam quem é “normal” de quem não é. É uma escalada gradual, você se aprimora até chegar onde os outros chegaram. E eles chegaram lá passando por toda a extensão da montanha da mesma forma.

montanha

16) Se foque no que você está fazendo. Claro que você tem várias coisas para fazer, e a todo momento poderia estar fazendo outra coisa. Porém, se enquanto você estiver fazendo uma atividade você ficar pensando que poderia estar fazendo outra, você não vai fazer a outra, e esta terá seu rendimento altamente prejudicado. Não importa o que você poderia estar fazendo no momento, e sim o que você ESTÁ fazendo.

17) O tempo em momentos diferentes tem valores diferentes, e o mesmo vale para atividades. O seu tempo próximo de um prazo final se torna muito mais importante do que antes dele, portanto, especialmente nesses momentos, não o desperdice, pois você estará desperdiçando ainda mais. O “valor” das atividades também muda. Estudar física antes de uma prova de física costuma ser mais importante que estar estudando outra matéria (porém existem exceções, eu mesmo já estudei outras matérias antes da prova de outras competições, pois já havia terminado a matéria daquela e outras se aproximavam). Avalie o valor das atividades também.

balancatempo

 

18) O tempo não é eterno, portanto faça o melhor com o seu tempo. Você tem 30.000 dias :)

timeisnoteternal

Majora’s Mask -Zelda

(em breve totalmente ilustrado)

1) As pessoas não aceitam o óbvio. Não importa o que seja, se existe algo que é extremamente claro e simples e pode ter grandes consequências as pessoas nunca vão aceitar, sempre vão procurar algo mais complexo e que não possam entender para preencher a lacuna. Exemplo: para emagrecer você deve queimar mais calorias do que ingerir, o que pode implicar, em, por exemplo, passar fome.

circulopreto

um círculo

2) Dias, meses, anos não importam. Muitas pessoas falam “eu pratiquei / estudei X por tantos meses/anos”. Ou, “estou estudando isso a N dias”.  Isso não quer dizer nada. Isso já parte do pressuposto que todos os dias/meses/anos possuem a mesma produtividade, ou que podem ser um parâmetro quantitativo para avaliar algo. Uma aproximação melhor seria utilizar horas, assumindo que todas as horas dedicadas a uma determinada atividade teriam a mesma produtividade, o que, ainda assim, você por experiência pessoal sabe que não é verdade.

Jan2013calendar

3) Anos não importam MESMO. Mostre um garoto de, por exemplo, 13 anos que já tenha estudado cálculo e todo mundo perde sua cabeça chamando o menino de gênio e assumindo que o mesmo não seria possível para ela.  Diga para alguém que uma certa pessoa dedicou cerca de (valores inventados sem relação com a realidade) 200 horas estudando matemática básica, 100 horas estudando equações e trigonometria, 50 horas estudando limites e derivadas básicas, e mais 100 horas estudando cálculo, e que portanto sabe cálculo  e ninguém se importa. Diga que essa pessoa é o menino de 13 anos e vão lhe dizer “Ah, mas não é tão simples assim… é por que ele tinha facilidade!”.  Leia novamente o item 1 da lista.

Anos

4 a) Faça em um dia o que você teria demorado 5 dias, e você terá feito em um dia o que você teria demorado 5 dias. Ou escrevendo de outra forma, faça algo e você terá feito esse algo. Se você dedicar mais tempo e dedicação em uma atividade em um curto espaço de tempo, você terá um rendimento maior. Por mais simples que isso seja, as pessoas se impressionam se você disser que, por exemplo, do zero, aprendeu a tocar 4 ou 5 músicas na gaita em uma semana, mesmo sem nunca ter pego uma gaita antes. Ou que você adiantou a matéria de física do seu bimestre, ou qualquer outra coisa assim.

5dias

4 b) Horas por dia não importam tanto quanto como elas são aproveitadas. Claramente o limite superior das “habilidades, conhecimento ou algo” adquirido ou produzido por dia será limitado pela quantidade de horas dedicadas aquilo, porém, não o limite inferior. O seu limite inferior será limitado principalmente pelo seu rendimento, que é controlado pela sua concentração e dedicação naquela atividade.

relogio

5) Atividades inúteis não são produtivas. Inútil =  não útil. Simples assim.

gatinho

6)”Ahh, imaginando que bom seria se isso acontecesse”, “imaginando a festa que vou dar quando eu acabar de fazer isso / quando eu passar na faculdade” = Inútil. Não existe nada mais inútil do que ficar imaginando o que você vai fazer quando completar a sua atividade ou objetivo. Inclusive eu diria mais: se você perde seu tempo fazendo isso, você não conseguirá conquistar esse seu objetivo, pois gastará o seu tempo dessa forma ao em vez de realizar sua atividade e trilhar seu caminho. Quantas pessoas você conhece que ficavam falando o que fariam, a festa que dariam, etc e que conseguiram realmente fazer isso, sendo que gastavam um bom tempo dessa forma? Em sua mente é óbvio o motivo que você quer cumprir o seu objetivo, e portanto não há necessidade de gastar exageradamente seu tempo com devaneios. Planeja, aja e cumpra.

sonhando

7) Não espere resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual. De todos, acredito que esse é o mais difícil de se entender e aceitar. As pessoas cometem os mesmos erros e fazem as mesmas coisas esperando que os resultados sejam diferentes. “Tenho muita dificuldade em matemática (mas nunca tentei estudar a base que me fazia ter dificuldade, apenas estudava o conteúdo pra prova)”, “Não consigo aprender essa matéria (mas continuo estudando pelo mesmo material, da mesma forma, prestando a mesma atenção e usando o mesmo método de estudo) ”, “Estou no meu sexto ano de cursinho (mas sempre erro exatamente as mesmas coisas no vestibular, pois estudo a matéria exatamente da mesma forma todos os anos)”, “Não consigo passar dessa fase no videogame (pois sempre tento fazer o que acho que é certo, mesmo que já tenha percebido por experiência que está errado)”…

8) Não espere resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual 2. Da mesma forma que as pessoas repetem os mesmos erros, elas evitam os acertos (?!). Ou então no mínimo ignoram e não prestam atenção na maneira que acertaram. “Nossa, eu consegui estudar toda essa matéria rapidamente usando a minha madrugada, e consegui aprender tudo! (mas nunca mais vou fazer o mesmo para outras matérias)”, “Aquela pessoa estudou e resolveu os livros X, Y, Z, e fez N provas passadas e exercícios e foi ouro na olimpíada internacional de física (eu quero ser ouro na internacional de física também, mas como obviamente não é tão simples como só resolver X,Y e Z e fazer N provas passadas, eu vou querer usar meus próprio livros e métodos e não fazer as provas passadas, pois elas são cansativas)”.

9) Minimize seu esforço mental e você minimizará seu aprendizado.  Simples assim. Minimize o tanto que você pensa e você minimizará o tanto que entra em sua mente. Quantas pessoas não leem 4-5 vezes o mesmo texto prestando pouca atenção em cada passagem esperando que pela repetição consiga entender/memorizar? Quantas pessoas não decidem se concentrar em palavra por palavra do texto grifando o texto em vez de prestar atenção no contexto E nos detalhes.  Quantos usam uma caneta e papel pra resolver até os menores detalhes do problema em vez de resolver mentalmente, fazendo operações, substituições, e etc sem usar uma folha, o que seria mais rápido e mais desafiador? Se concentre, foque somente naquilo que está fazendo naquele instante, e faça o máximo de esforço mental possível naquilo, dedicando todo o seu ser aquilo e você aprenderá mais. Não fiquei com vergonha de reler uma passagem específica que você não consegue se lembrar por ter lido rápido. Não fique com vergonha de pular as partes que você já sabe (e que portanto não exigiriam nada da sua mente para ler). Se esforce e se concentre e assim terá resultados.

musculação

10) Facilidade, experiência e resultados não vêm com o tempo. Assim como dito em 2) e 3), nada vem com o tempo. Facilidade, experiência e resultados vêm com a prática.  Você não conseguirá tocar melhor um instrumento ou falar melhor uma língua pelo tempo que você passou desde que iniciou a fazer isso. Você vai conseguir isso pelo tanto que você já praticou. Você não conhecerá um determinado estilo de prova nem será mais rápido na resolução das questões com o passar do tempo. Você não ficará mais forte e esbelto com o tempo. Você só vai conseguir isso praticando.

11) Facilidade = a quantidade de relações que você consegue fazer. “Você não deve decorar, você deve aprender e entender.” E qual seria a diferença entre os dois, se me permite fazer a pergunta? O que seria entender? Por que algumas pessoas decoram e outras aprendem? Por que quem aprende tem “facilidade”, e quem decora não? Se você decorava coisas e nunca se perguntou nenhuma dessas coisas, você fugia do óbvio e esperava resultados diferentes cometendo os mesmos erros. Vamos desenvolver a linha de raciocínio: pessoas que aprendem conseguem fazer analogias, e quem decora, em geral não. Isso já te dize algo? O fato é, todos nós tivemos que decorar algumas coisas, como por exemplo, a tabuada, o som de cada letra, a ordem das letras no alfabeto, a ordem dos planetas, etc. Mas uma vez decorado a tabuada, você não teve que decorar fazer multiplicações com mais números, você aprendeu. Você aprendeu a ler. Você aprendeu que os planetas mais pertos do Sol são mais quentes (não em ordem no entanto), etc.
Você melhor irá aprender algo quanto mais “relações e conexões” você conseguir fazer com aquilo. Você sabe que o sol é quente, e que o calor se espalha; você sabe que a multiplicação de números com mais que 2 algarismos segue o mesmo raciocínio da multiplicação de números com 2 algarismos, etc. Você sabe que leões e gatos são felinos, e que ambos são caçadores e comem carne, logo você faz a relação e aprende que felinos são caçadores e comem carne. Se alguém te perguntar o que um tigre é, você responderá: caçador e come carne.   Mas como fazer mais conexões, prever mais fenômenos, etc?
Com experiência e conhecimento prévio, o que costuma ser chamado de facilidade pelas pessoas.
Por isso, quanto mais você estuda, mas fácil se torna estudar. Imagine que existe ao menos um caminho pra chegar em cada informação na sua mente. Se existem vários caminhos para uma informação, você não esquecerá ela. Você costuma ficar com palavras com significado bem específico “na ponta da língua”, chegando a quase esquecer elas. Mas você não esquece palavras mais genéricas, como “animal”, “objeto”, “bebida”, “roupa”, etc. pois elas fazem várias conexões.

conexoes

12 a) As pessoas tem preconceito com “simples” e tentam falar que tudo é complexo e impossível. Veja o item 1.

simplesecomplexo

12 b) Não é porque é simples que é fácil. Existem coisas incrivelmente simples de se fazer: exemplo, ir para uma olimpíada internacional de ciências. “Simples, você está chamando isso de simples?” Sim, sem menosprezar ninguém. Dando o exemplo da internacional de física: você tem um programa de estudos das matérias que caem e as provas passadas de exemplo. Você tem que saber um conteúdo amplo porém finito de informação, e saber diversos métodos de resolução de problema, e saber fazer relações e analogias entre os assuntos.  Você sabe os livros que você tem que estudar, os exercícios que tem que resolver para treinar, os conhecimentos que deve adquirir. É simples a ponto de eu poder escrever uma receita passo a passo dizendo o que fazer e  como fazer para chegar até lá. Da mesma forma é extremamente simples passar num vestibular. O conteúdo é finito e você tem provas de exemplo (ignore as questões de atualidade, pois mesmo que você erre todas elas você ainda teria a maior nota de todo o concurso). Porém, é fácil? Não, não é fácil. Exige esforço, dedicação, dor de cabeça, (por vezes abdicação), o medo da derrota etc. Mas não é algo impossível, não é algo complexo. Tratar o que você quer fazer como algo complexo é a melhor forma de nunca conseguir fazer o que quer. É a melhor forma de nunca cumprir o que você quer cumprir.

mapadotesouro

13) Leia pelo menos de 20 a 30 páginas (de material de estudo) por dia, todos os dias, e você conseguirá bastante informação/conhecimento em pouco tempo. Sim. 20-30 páginas por dia é pouco, mas ninguém lê isso. O que 20 páginas por dia de material de estudo por dia representam? A matéria de física da escola pode ser considerada cerca de 500 páginas de teoria, no máximo. O material de biologia, cerca de 800 páginas. Química, 500.  O que dá no total 1800 páginas. No final de 90 dias, ou seja, de cerca de 3 meses, você já teria aprendido todo o conteúdo de ciências de todo o ensino médio brasileiro. Dedicando quanto tempo por dia? 1 hora? Esse seu ano ainda tem 9 meses. O que você faria/ fará neles?

20-30

14) Faça alguma coisa mais ou menos impressionante e as pessoas deixarão de te tratar como uma pessoa e te tratarão como uma imagem, ou personagem-tipo. Isso não é um conselho, ou dica, é apenas um fato. Se você fizer algo que te destaque, várias pessoas deixarão de te tratar como “pessoa”, exemplo: você se torna o “nerd” da sala, alguém que estuda, e por tanto todos esperam que você só estude. Ninguém acha que você tem dificuldade ou algo assim. Ou em outra situação, você é o “palhaço”, aquele que traz felicidade para as pessoas, e que portanto nunca está triste.

pacmanpalhaco

15) Não existem abismos entre as habilidades, apenas uma escalada gradual. E não haja como se houvesse esse abismo. Em geral, se você passa a tratar alguém como um personagem-tipo, “desumanizando” elas, você acaba por limitar suas próprias habilidades e conquistas, considerando que o que aquela pessoa faz é impossível para você fazer. As frases mais clássicas para alguém que considera que existe tal abismo nas habilidades para alguém que estuda é: “Mas ele é um gênio!”, “Eu queria ter seu cérebro”, etc. Nessa “montanha de habilidades” que você escala, não existe um abismo nela que separam quem é “normal” de quem não é. É uma escalada gradual, você se aprimora até chegar onde os outros chegaram. E eles chegaram lá passando por toda a extensão da montanha da mesma forma.

montanha

16) Se foque no que você está fazendo. Claro que você tem várias coisas para fazer, e a todo momento poderia estar fazendo outra coisa. Porém, se enquanto você estiver fazendo uma atividade você ficar pensando que poderia estar fazendo outra, você não vai fazer a outra, e esta terá seu rendimento altamente prejudicado. Não importa o que você poderia estar fazendo no momento, e sim o que você ESTÁ fazendo.

17) O tempo em momentos diferentes tem valores diferentes, e o mesmo vale para atividades. O seu tempo próximo de um prazo final se torna muito mais importante do que antes dele, portanto, especialmente nesses momentos, não o desperdice, pois você estará desperdiçando ainda mais. O “valor” das atividades também muda. Estudar física antes de uma prova de física costuma ser mais importante que estar estudando outra matéria (porém existem exceções, eu mesmo já estudei outras matérias antes da prova de outras competições, pois já havia terminado a matéria daquela e outras se aproximavam). Avalie o valor das atividades também.

balancatempo

 

18) O tempo não é eterno, portanto faça o melhor com o seu tempo. Você tem 30.000 dias :)

timeisnoteternal

Majora’s Mask -Zelda

(em breve totalmente ilustrado)

Learnings from a 18 years old boyAprendizados de um garoto de 18 anos
47 votes, 5.00 avg. rating (99% score)
  1. Cara, parabéns! Eu adoro ver exemplos de gente que nao se acomodou nas desculpas disponíveis na vida e foi atrás. E venceu! Eu sempre uso estes exemplos quando as pessoas dizem que eu tenho sorte na vida. Sorte nada mais é que o encontro da oportunidade com o preparo…e você foi ótimo demonstrando isso. Parabéns!

  2. João disse:

    Muito obrigado pelos posts que faz nesse site, não sabe o quanto inspiram. Eu tenho um pequeno problema de colocar meus objetivos em um alto nível e não me esforçar tanto para alcançá-los, o que acaba me decepcionando muito. Mas quero melhorar isso. Ou melhor, vou melhorar isso, essa é minha meta e alcançarei, mesmo já estando um tanto atrasado, ainda restam 13149 horas. Obrigado Ivan.

  3. Vitor Felix disse:

    Uou! Incrível! Te admiro muito carinha. Cheguei aqui com a notícia de um certo menino que ganhou uma penca de prêmios e em menos de 3 minutos descobri que ele já está crescido e estudando no tão glorioso MIT. Brasileiros ainda tem a síndrome de “vira-lata” com as ciências e vejo muitos comentários auto-pejorativos (do tipo: “Se esse computador tivesse sido construído por brasileiros, não chegaria a 1 Hz”) por aí… Se pelo menos pessoas como você e Miguel Nicolelis fossem mais divulgadas… Enfim, tu é foda e é um baita exemplo. A partir de hoje vou fazer usar a risca seu manual! Vamos ver aonde chego :)

  4. Yara Lira disse:

    Amei o texto, foi realmente inspirador. Obrigada por compartilhar isso conosco, agora repassarei aos meus irmãos, que estão estão iniciando a vida de olimpíadas deles hahaha (e acrescentar a minha também heheh). Tenha um ótimo ano aí no MIT, admiro-te! :)

    Cheers!

  5. Helena disse:

    Ivan, eu o admiro muito, coleciono as BICOs (Boletim Informativo do Colégio Objetivo) em que você aparece na capa e choro por você. Sou sua fã!
    Gostaria muito de ser igual a você: brilhante em Exatas! Mas todo mundo (meus pais, minha família, minha Professora de Português…) diz que eu tenho talento para Arte e Idiomas: que canto muito bem, escrevo poemas que muitos adultos nem entenderiam, que falo Inglês melhor que meu avô… Fui premiada no CLICO (Concurso Literário Interno do Colégio Objetivo), mas para mim, isso não significa nada: gosto mesmo é de Matemática!
    No entanto, me dou muito mal nas Olimpíadas Científicas (a única medalha de Olimpíada que ganhei até agora foi prata na OBA, que é a olimpíada mais fácil). Como posso me sair melhor nas Olimpíadas Científicas, mas, ao mesmo tempo, continuar com as minhas notas na escola (subir de 9,5 para 10, na verdade) e continuar a ser premiada em concursos literários?
    (Sei que fui pouco objetiva, mas queria falar um pouco a meu respeito.)
    (Tenho onze anos.)

  6. Larissa disse:

    Obrigada por compartilhar isso com a gente. Te admiro muito, Ivan.

  7. Tiago gonçalves disse:

    Parabéns Ivan!
    Ivan,com relação ao item (13) “Leia pelo menos de 20 a 30 páginas (de material de estudo) por dia, todos os dias, e você conseguirá bastante informação/conhecimento em pouco tempo.”
    Você está se referindo a ler superficialmente de 20 a 30 páginas de um livro de física por exemplo, ou estudar página por página com a maior concentração possível anotando no papel aquilo que se deseja absorver?
    Abraços!

  8. Sergio Victor disse:

    Vc lembra o Benny Lewis na forma de escrever (ou forma de expressar ideias). Anyway, cada dia é como um crédito para neogeo. Boa sorte com os teus.

  9. Sergio Victor disse:

    Vc lembra o Benny Lewis na forma de escrever (ou forma de expressar ideias). Anyway, cada dia é como um crédito para neogeo; boa sorte com os teus.

  10. Renan Medeiros disse:

    Muito bom. Aprendi muito.

  11. Nilson Ferreira disse:

    Ivanzinho, tudo bom?! Depois que a tia Nélide comentou a respeito da sua entrevista na TV fui pesquisar na internet e descobri o seu blog, do qual já me considero frequentador. Sou um dos seus primos de Goiânia! Infelizmente não conversamos na ocasião das bodas da tia Nélide, ficamos somente nos cumprimentos mesmo. E lamentavelmente nós daqui não pudemos comparecer ao velório do tio Ivo, que era muito querido. Esperamos que a tia esteja indo bem e forte.

    Voltando o foco ao que me motivou a escrever aqui hoje… Estou almejando uma vaga no serviço público, e por isso gostaria de comentar que achei suas dicas extremamente sábias e contundentes! Acabei de levar um balde de água fria com várias mudanças em um edital do concurso que eu muito esperava… E ai por acaso entrei aqui novamente, e lendo seu texto encontrei nova inspiração. Agora espero conseguir bolar uma estratégia para encarar as alterações que vieram com essa nova banca e edital.

    Parabéns por suas conquistas e por compartilhar seu aprendizado de uma forma tão boa e generosa! Sucesso em seus desafios!

  12. Mirian disse:

    Caramba, vc aprendeu muita coisa parabéns e obrigada por compartilhar isso com a gente.

  13. A disse:

    Só li verdades.

  14. Hilka Lima disse:

    Perfeito!! você consegue passar com muita clareza o que acontece de fato na vida das pessoas, levando cada leitor a fazer uma reflexão de seus atos, isso é muito bom, é assim que se ajuda o próximo. Que Deus te proteja e te ilumine sempre!

  1. […] Como atingir então um nível semelhante ao dele? Se você tomar as ações dele em passos, ou ler um pouco sobre ele em seu blog, eles seriam mais ou menos […]

Deixe um comentário