Como eu perdi minha timidez

IJSO 2009 – Aeroporto de Amsterdam

—Ivan, tímido? Pffft… conta outra piada

Hoje eu baixei o meus dados do facebook e estava dando uma olhadas nas fotos… E fiquei com vontade de contar algumas histórias sobre elas, começando do início, do primeiro álbum que fiz upload pro facebook, IJSO 2009.

Para alguns chega até a ser uma surpresa eu dizer que eu era extremamente tímido quando criança, a ponto de eu não conseguir atender o telefone. Hahaha, velhos tempos…  Eu era aquela criancinha que corria muito mais falava pouco, e quando eu falava, eu falava rápido demais e pouca gente entendia haha.

Onde eu estava mesmo? Ah, sim…  Eu havia sido selecionado pra IJSO depois de bastante esforço e dor de cabeça, e tinha passado quase dois meses estudando, tentando resolver as listas sem noção que o pessoal da organização da IJSO Br tinham feito pra gente estudar. Até hoje eu acho que eles escolheram questões aleatórias (com exeção da lista do ITA, que ninguém resolveu), pois achavam que ninguém leria elas. Algumas questões sobre “isomeria óptica(!?)” e coisas que não estavam no programa, mas que nem por isso eu deixei de fazer  haha. Ok, ok. Exagerei um pouco… A maior parte das questões estavam dentro do programa, mas havia, sim, aleatoriedades no meio da lista (melhorou Márcio? :) )Faltei a algumas aulas e fiquei presente só com o corpo, e não com a mente em diversas outras para acabar essas listas.

 E estava chegando o grande dia, o dia que viajaria pro Azer o que? Azerbaijão pra participar da Internacional. Arrumei minha malinha linda com minha mamãe e recebi um email da organização brasileira falando que o limite de quilos era 23 quilos (na verdade eram duas malas de 32. SEMPRE são duas malas de 32 pra voos intercontinentais saindo do Brasil). Esvaziamos minha mala de todas as infinitas coisas que toda mãe coloca na mala de seu filho, e montamos outra mala só com o que eu achava que ia ser bem necessário (quem precisa de uma calça extra se você pode levar chocolate no lugar? :D).

E depois de alguns dias eu estava no aeroporto de Guarulhos com o resto do time e falando tchau pra minha família.

101391313221906

E então fizemos nossa escala em Amsterdam! Ficando presos no Aeroporto por que não dava tempo de sair de lá [mas eu consegui fugir do Aeroporto em outra ocasião, que fica para outro post ;) ).

Olhando ao redor, esperando o próximo voo, vejo alguns grupos de adolescentes conversando, e agora que me falha a memória…. não lembro se eram 12 pessoas (Indonésia e Argentina), ou se eram 18 (e Zimbabwe).

De qualquer maneira, era uma roda gigante de pessoas para uma pessoa extremamente tímida como eu.  Então eu falei com os meus colegas de equipe:

Ei, por que a gente não vai falar com o pessoal dos outros times?

Eles se entreolharam, e falaram:

Boa ideia. Vai lá falar com eles!

Agora eu só lembro de pelo menos 4 mãos nas minhas costas, me empurrando com tudo (!), e eu tentando ao máximo parar sem cair e sem acertar nenhuma pessoa.  Eu fui jogado, quase arremessado no meio da outra roda. Entrei por uma ”fresta” e parei no meio de pelo menos uma dúzia de pessoas olhando pra mim com a cara de “o que foi isso?”. Sem falar do fato que eu quase cai lá no meio, ou quase acertei as pessoas do outro lado da roda, dependendo do ponto de vista.

Sim pessoal, sim Gustavo, sim Lucas (os 2 que eu tenho certeza que me empurraram), vocês me traumatizaram nessa hora hahaha. Foi um completo tratamento de choque.

E agora estava eu, no meio de uma roda de pessoas olhando ansiosamente para mim. E não existe nada mais vergonhoso do que você passando vergonha no meio de um grupo grande de pessoas. Então minha cabeça tímida trabalhou rápido pra fazer a coisa menos vergonhosa possível, se recompor, fingir que nada aconteceu e agir como se você soubesse exatamente o que está fazendo.

Hi, my name is Ivan! I’m from Brazil. Where are you from? [Oi, meu nome é Ivan! Eu sou do Brasil, de onde vocês são?]

E um por um se apresentou pra mim, e eu comecei a conversar. Eles me perguntaram sobre meus colegas de equipe, eu chamei eles e todos nós começamos a conversar, o que ficou registrado na foto que abriu esse post.

A gente no aeroporto do Azerbaijão jogando máfia algumas horas depois. E eu que convidei e organizei inicialmente o jogo!

E foi assim que eu perdi minha timidez :).

Como eu perdi minha timidez
7 votes, 5.00 avg. rating (99% score)
  1. Márcio disse:

    hahahaha… boa história, Ivan… e realmente a sua “versão tímida” que conhecemos naquela preparação de 2009 era bem diferente da atual… =))

    Parabéns por mais uma classificação! Abs!

  1. Não há trackbacks para esta página.

Deixe um comentário