Posts de setembro, 2012

Esses dias

Posted in Sem categoria on setembro 30th, 2012 by Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho – 2 Comments

Se tem algo que eu não gosto é de me sentir inútil. Eu não consigo me sentir inútil, isso me corroi e me destrói por dentro. Então eu tentei fazer coisas úteis esses dias :).

Eu junto com o Cássio, Lapinha e Bibi gravámos 6 entrevistas, tanto nossas quanto da Marina, Mayumi e Raul. Vocês podem ver o resultado aqui: http://www.youtube.com/user/OlimpiadasCientifica.

Comecei a pensar nos meus essays pras minhas applications… Já escrevi o draft de um, deveria estar escrevendo o dos outros dois. Respondi muitos emails, entrei em contato com meu mentor, mandei email pro meu EC do MIT, falei com duas pessoas muito legais, dois admission officers do MIT :). Não sabia o que esperar da conversa, mas ela foi muito mais produtiva e divertida do que tudo que eu esperava :). Aprendi muita coisa durante essa conversa ^^.

Criei minha conta no common app, dei uma atualizada no meu currículo lattes (o qual ainda vou tentar atualizar mais um pouco). Li um pouco de um livro, Inheritance, da série Eragon. Estou lendo ele em inglês, pra juntar o útil ao agradável :). Já estou na página 370.

Reaprendi a editar um pouco filmes, tentei espalhar uma notícia da COB http://www.revistadehistoria.com.br/secao/reportagem/baixou-o-olimpo, no facebook e consegui reunir diversas pessoas que ficaram bravas com o que eles estão tentando fazer .

Ajudei umas 7 pessoas, tanto com dúvidas em competições, precisando de um pouco de apoio moral ou então com problemas com entrevistador (né bb? haha), e também fui muito ajudado esses dias :).

O Augusto hoje programou o banner de tal forma que ele possa ser personaliado e o site ficou mais a minha cara :).

Sobre o essay, acho que não haverá um que eu não chorarei ao escrever… Escrever sobre pontos marcantes da vida não é tão fácil assim…

 

E hoje, pra comemorar o início dessa semana, estou esperando a piza gigante que eu encomendei ^^. até mais!

Redondilha maior

Posted in Sem categoria on setembro 27th, 2012 by Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho – 6 Comments

Um poeminha bobo que escrevi uma vez, em homenagem a uma amiga que eu fiz em uma olimpíada.

 

Ponto do infinito

Du-as retas concorrentes
que se cruzam uma vez
Decidem jogar xadrêz
até que uma se rende
A outra mostra as estrelas
Na grande imensidão
Na esperança de vê-las
Juntas, dando se as mãos

Mas a sorte não foi essa
Que grande decepção
A vida fez esta peça
Sem rumo nem direção

Como duas paralelas
As duas retas se vão
Olhando pela janela
Sentadas no avião

foi um poeminha bobo, em um momento de nostalgia, logo após aprender redondilhas maiores.

Hoje escrevi um e-mail para essa minha amiga, com a qual mantive contato por muito tempo. Um e-mail em inglês em que eu conferi toda a gramática depois. Cerca de 3200 palavras, 16.000 caracteres. Eu sei que eu tenho muitas coisas a fazer e não deveria ter feito isso, mas é impossível fazer algo útil com sua mente em outro lugar, em outro país…

Espero que um dia ela me perdoe. Foi uma carta de despedidas.

(…)

Be happy, be succeeded, be lucky and be lovely as you have always been. Everything that can happen of good to you, everyone sweet dream you’ve ever had, I wish them to come true and that you won’t ever be sad again.

if one day you need someone, someone that you can be sure that will do what he can to help you, send me a message.

 

Adeus.

 

——

edit- eu sei que alguns dos versos, pela divisão de sílabas poéticas normal, teriam 6 sílabas. pense que foi escrito pra se ler pausadamente haha.

Aprendi como fazer um cabeçalho!

Posted in Sem categoria on setembro 24th, 2012 by Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho – Be the first to comment

Aprendi como fazer um cabeçalho bem interessante, e claro, já coloquei no meu manual de linguística! :D

 

Alguma opinião sobre como ele está ficando? Aumentei o tamanho da letra de 10 para 11, diminui as margens, coloquei cabeçalho e rodapé, escrevi um pouquinho mais :).

—— edit – Aumentei o tamanho da letra de 11 para 12 e diminui ainda mais a margem do manual. Acho que agora deve ficar melhor para impressão :)

Querem que aumente um pouco o tamanho da letra, de uma alterada no espaçamento das linhas, diminua as margens, etc?

http://ivan.olimpiadascientificas.com/?download=Linguistica

Relaxado…

Posted in Sem categoria on setembro 24th, 2012 by Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho – Be the first to comment

Preenchi os documentos :). Conversei com amigos na net, treinei gaita, estudei um pouco de linguística, escutei música (fica a dica de video de música: http://letras.mus.br/fleet-foxes/1265949/ essa não é a melhor letra deles, mas é o melhor vídeo na minha opnião :) )

Tudo certo, tudo tranquilo :). As vezes uma decepção consigo mesmo pode te deixar bravo… “High expectation self” haha, para fazer uma paródia com o famoso meme de internet atual (o qual vou deixar os mais “onlines” deduzirem qual é).

Hoje eu tirei meu thesaurus do armário, meu querido tiranossáuro. vida normal :). Tenho que voltar a escrever os textos gigantes que fazem sucesso aqui no meu blog, antes que eu perca as visitas hahaha

@#$%$#@!

Posted in Sem categoria on setembro 23rd, 2012 by Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho – 1 Comment

Ok… não ganhei o carro no fuvestão… provavelmente ganho um laptop =(. fiz 79, o meu amigo já fez 81.

Droga… não vou conseguir fazer a visita que eu prometi  no primeiro semestre que iria tentar, mas tudo bem.

Agora, de volta a vida “normal”…  Tenho que preencher formulários e documentos pra amanhã, tenho que conferir passagens de avião (e ver como que eu pago elas =x. )

Tenho prova amanhã, tenho que fazer a barba… Tenho que escrever um post em inglês para um blog da Finlândia, sobre o MYCamp, e tenho que arrumar meu quarto.

Quer saber? Vou  continuar tentando aprender a tocar Stairways to Heaven na gaita e depois eu preencho os formulários e documentos…

Amanhã é o Fuvestão

Posted in Sem categoria on setembro 22nd, 2012 by Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho – 2 Comments

Amanhã é o fuvestão…. passei os ultimos 14 dias estudando para ele. Estou com medo =x.

dicas de site, dia a dia :)

Posted in Sem categoria on setembro 21st, 2012 by Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho – 3 Comments

Sobre o dia de hoje- estudei geografia, fui no SBT e gravei um talkshow com a Marília Gabriela :). Adorei a produção, a recepção das pessoas, foi incrível!  Eu tinha até meu próprio camarim, com direito a plaquinha com meu nome e tudo mais!

Gostaria de ter conversado um pouco com a Marília Gabriela, mas ela é muito, MUITO, atarefada. Também, para chegar até onde ela chegou… Ela fez e faz por merecer :). Só conversamos durante a gravação mesmo.

E eu fiquei bonitão na gravação haha, cheio de maquiagem na cara, assim como todo mundo que aparece na TV.

 

Pra não deixar aqui muito parado, vão agora algumas dicas de sites:

http://donttrack.us/ – Você sabia que você está sempre sendo rastreado na net? Sim! Até nós no olimpiadascientificas rastreamos vocês, para descobrir quais as cidades possuem comunidades olímpicas, e aquelas que possuem os usuários mais interessados. Não que eu me incomode com ser rastreado na internet, é apenas bom saber o que está acontecendo nos bastidores

e

ddg.gg – O símbolo do sistema de pesquisa deles é um pato. Não preciso dizer mais nada haha. Não que eu o use, mas eu adoro o pato

e também: http://mirtitles.org/. – A maior parte dos livros da Mir não são produzidos mais, o que é uma pena, visto a qualidade deles…

 

 

 

Agora tenho que preencher documentos e estudar. Até mais!

Madrugada em claro

Posted in Sem categoria on setembro 17th, 2012 by Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho – 5 Comments

Nessa madrugada tive que escrever um texto de até 6 páginas (o meu teve 5 páginas), sobre minha história e trajetória em olimpíadas. Depois eu posto aqui :). Vai ser publicado em um livrinho de resumos na FETECMS, no Mato Grosso do Sul

Fiquei escrevendo ao som dos prelúdios de Chopin, gosto muito do número 15, o Raindrop prelude :). Acho que vou fazer download de algumas valsas dele para ouvir também.

Ontem consegui estudar uma quantidade considerável de história, e mudei a fonte do manual de linguística. Espero que vocês gostem de “Bitstream Charter”. Se quiserem conferir o efeito e opinarem sobre a nova fonte, aqui segue o link novamente http://ivan.olimpiadascientificas.com/?download=Linguistica.

 

Até mais!

Manual equipes brasileiras em olimpíadas internacionais!

Posted in Sem categoria on setembro 16th, 2012 by Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho – 2 Comments

O manual foi terminado :)

depois de alguma discussão, decidimos usar a fonte bookman ^^. confira o resultado! http://ivan.olimpiadascientificas.com/?download=Manual_de_Internacionais

Espero que ajude as próximas equipes brasileiras :D

Também fiz uma checklist pra acompanhar o manual: http://ivan.olimpiadascientificas.com/?download=Checklist_internacionais

^^

 

Além disso configurei um plugin para facilitar o compartilhamento de posts no Facebook :). Se você acessar a página do olimpiadascientificas.com agora, você verá que tem botõezinhos de curtir e compartilhar em cima dos posts :). Espero que isso facilite a divulgação das competições no facebook ^^. E talvez até aumentar a quantidade de visitas :). Finalmente o facebook está mandando um número considerável de pessoas para o site — essa é nossa maneira de agradecer!

Também coloquei isso aqui no meu blog, junto com um widget de posts recomendados baseado nos likes do facebook :). Se eu gostar bastante dele, eu ponho no site principal depois :)

Tantas coisas…. e o espírito do mundo

Posted in Sem categoria on setembro 15th, 2012 by Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho – 7 Comments

Esses dias eu dei várias entrevistas e estudei um pouco de história :). Gostaria de acabar de ler todas as fichas resumos ainda hoje, mas acho que eu enrolei de mais =/.

Mas não gostaria de deixar aqui muito vazio e sem atualizações, já que tenho alguns leitores assíduos aqui — oi mãe! haha

São tantas coisas que passam na minha cabeça todos os dias – assim como na mente de todas as pessoas – que é engraçado ter dificuldade de escrever um texto livre :). Mas a dificuldade fica mais na hora de se expressar, acredito eu :).

Okay, chega de lenga-lenga (lero-lero, lorota, etc) e vamos começar a escrever de uma vez :).

 

Hoje eu estava escutado um pouco de engenheiros do hawaii :). Tinha ficado tanto tempo sem escutar músicas deles que estava até esquecendo das letras. Teve duas que chamaram mais a minha atenção hoje :

Depois de nós

Hoje os ventos do destino
Começaram a soprar
Nosso tempo de menino
Foi ficando para trás
Com a força de um moinho
Que trabalha devagar
Vai buscar o teu caminho
Nunca olha para trás

(…)

Hoje o tempo escorre dos dedos da nossa mão
Ele não devolve o tempo perdido em vão
É um mensageiro das almas dos que virão ao mundo
Depois de nós

 

Né tempo? Mensageiro das almas dos que virão, tantas mudanças que você causa, não é?

Mas o interessante da música, as partes que mais me fizeram pensar são, que dia é esse? Ele falam de hoje, mas como assim hoje? Não importa o dia que é, a todo dia você está fazendo o seu destino, nenhum dia volta. E existem aqueles que virão ao mundo depois de nós. O que vamos deixar a eles?

O exército de um homem só

(…)

Em livros de histórias seremos a memória dos dias que virão
Se é que eles virão

Vamos nos tornar a memória dos dias que virão? :) Será que teremos esse honraria?

Por que isso chamou tanto a minha atenção? Quem acompanhou a minha trajetória viu que eu não participei de nada relacionado a ciências humanas este ano, ou seja, acabei atrasando um pouco o conteúdo de história, geografia e português.  Hoje estava estudando o máximo que eu conseguia de história para as provas e simulados que terei que fazer. Assim como astronomia nos ensina o quão nós somos pequenos, que temos de ser humildes, pois somos todos feitos de terra, porém nos ensina a ser nobre, pois também somos feitos de matéria estelar, história nos mostra como o tempo passa.

O tempo passa, e não há como ir contra esse fluxo, por mais que isso possa assustar a todos.

Embora não possamos ficar aqui como pessoas para sempre, nossas contribuições podem e as consequências de nossas ações também, até onde o sempre possa importar :).  Talvez justamente por terem essa responsabilidade tão grande as pessoas tenham medo de tentar.

Medo de errar? Todos tem um pouco, mas o maior erro é não tentar. Por que há pessoas que vão a frente e se expõe em locais onde as vaias de todos podem chegar? Que fazem coisas apesar de muitos dizerem que não irá funcionar, coisas que ninguém fez antes? Pois alguém precisa fazer, pessoas precisam continuar a empurrar o espírito do mundo para frente :). A vontade de aperfeiçoar o mundo e tornar ele um lugar melhor, e a vontade de avançar cada vez mais o conhecimento científico deveriam ser razões presentes no dia a dia das pessoas. Mas é raro ver isso na mídia… se estivesse presente nela, talvez as pessoas se comportassem de maneira diferente.

Mas estudando história eu percebo o quanto nos evoluímos como espécie e o quanto continuamos a evoluir, dá até um grande orgulho de fazer parte dessa grande história.

Um pouco turbilhonado este texto, sem uma linha de raciocínio muito definida, e que é até difícil saber onde ele quer chegar. Mas é assim a história do nosso mundo. Embora o pensamento do mundo estar evoluindo em rumo de uma direção específica, em uma inspeção mais detalhada percebemos que não foi sempre assim, que há revira voltas e devaneios no meio do caminho, e mesmo ignorando isto, não conseguimos ver o que virá em frente :).

Mas é importante notar que esse termo, espírito do mundo, não carrega uma conotação mística ou religiosa, ele apenas diz respeito aos pensamentos geral das pessoas.

Eu sei que eu gostaria de tentar dar a minha contribuição a tudo isso, talvez seja possível até aproveitar a minha aparição súbita na mídia para isso :). Mas eu não sei como fazê-lo, mas eu sei que irei tentar, e mesmo que eu caia, eu não vim até aqui para desistir agora :)

Btw, recomendação de livros:

Cosmos de Carl Sagan, O mundo de Sofia, Orphans of the Sky, Nation (Terry Pratchet)