Posts de novembro, 2012

Formatura

Posted in Sem categoria on novembro 30th, 2012 by Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho – 10 Comments

Dia 27 eu me formei no ensino médio… Fui na colação de grau. Mas não posso dizer que não fiquei emocionado. A cerimônia foi linda :). E eu infelizmente não estava nas fotos oficiais da turma ou vídeos….

Estava viajando para a OIAB, eu acho, durante essa época. E revendo um pouco o passado, eu não tive verdadeiramente um ensino médio: eu estava sempre correndo pra cima e pra baixo viajando, fazendo provas, resolvendo problemas de viagens… Estudando pra competições, resolvendo questões, e curtindo com o pessoal de olimpíadas. Foi algo bem pouco convencional o que eu fiz nos últimos 3 anos, tanto que o diploma que eu recebi foi quase que uma mensagem de: se você não teve um ensino médio, você não vai ter mais.

É claro, curti muito esses últimos 3 anos, e não me arrependo de nada do que fiz. É só que as vezes cai a ficha do preço que se paga pelas suas escolhas. Não posso dizer que assisti a todas as aulas de exatas do ano, nem que consegui entender as piadas internas dos discursos de formatura, nem que sabia o nome do professor que eu não sabia que ia homenagear hahaha, mas eu posso dizer que fiz coisas incríveis, que o “Ivan criança” não acreditaria.

Eu viajei para a Nigéria, Estônia, Finlândia, Eslovênia, Tailândia, Estados Unidos, Argentina, Portugal, Austria, Holanda, Polônia, República Tcheca… Tudo bem que alguns desses lugares eu só estive durante poucas horas, em que pude sair do aeroporto e passear, mas na maioria eu pude passar um tempo considerável, fazendo amizades e conhecendo um pouco das tradições e forma de viver neles.

Aprendi física o suficiente para entender alguns livros de faculdade, não tive que me estressar com nenhuma das matérias de ciências exatas ou biológicas para os vestibulares. Morei sozinho por dois anos e aprendi a me virar frente aos meus problemas.

Aprendi a manter contatos e amizades em outros lugares do mundo. Fiz amigos de todas as partes do planeta e eu adoro eles. Pessoas incríveis! Aprendi muito sobre as culturas e tradições de diversos locais, e o melhor de tudo: na prática, e não em um livro.

Conheci pessoas incríveis do Brasil inteiro, pessoas que estão fazendo a diferença, que são agentes ativos na sociedade. Apareci na TV, em jornais, revistas… Entrevistas até em programas de rádio. Saí em cartazes na escola e em feiras educacionais. Passaram minha entrevista da Marília Gabriela em escolas e eu me tornei um certo símbolo educacional nesse ano.

Criei (junto com todo o resto da equipe, é claro :) ) o olimpiadascientificas.com e, de certa forma, sinto que fiz algo bom, que estou ajudando as pessoas :). Dei algumas poucas aulas de linguística, escrevi metade de um mini manual, aprendi a programar o básico em C. Mudei meu sistema operacional para Ubuntu, aprendi Cálculo básico, e aprendi a reconhecer estrelas e constelações.

Aprendi o alfabeto cirílico, decorei a tabela periódica, melhorei minha pronuncia em inglês e aprendi diversas regras gramaticais. Aprendi um pouco sobre as estruturas básicas das línguas, sobre famílias linguísticas e aprendi o alfabeto fonético.

Aprendi a tocar gaita, as diferenças entre alguns tipos de terno, a dar nó de gravata…  Melhorei o meu estilo de escrita, e aprendi a controlar melhor minhas emoções. Aprendi a argumentar e agora eu também sei falar em público.

Aprendi técnicas de fotografia e também o básico de linguagem corporal. Melhorei meu “senso de direção” e a minha memória para nomes de pessoas….

Fiz muitas coisas, mas também não fiz várias…

Não passei muito tempo com minha família, não saí muito com meus colegas de sala (saia com a turma de outras salas principalmente).  Não tive um “colo de mãe”  nos momentos mais estressantes da minha vida: tive que aprender a ficar tranquilo sozinho.

Não fui convidado para as festas de aniversário, não estive nas fotos da turma, não consegui ir nos dias de fantasia da escola… Estava muito ocupado para isso na época. Fui um pouco de motivo de piada na minha sala, também.

Não tive a tranquilidade de ter outras pessoas traçando o meu caminho. Não tive conselhos para me guiar… Ninguém soube me dizer se eu estava fazendo a coisa certa, ou seguindo o caminho certo, apenas me diziam: faça o que achar melhor.

Tive que passar muito tempo sozinho, ocupado. Não tive tempo para gastar ficando triste ou chateado, sempre tive que já tomar atitude na hora, pois ninguém resolveria os meus problemas por mim.  Nunca fiquei estressado por causa de vestibular — haviam muitas coisas para as quais eu ficar estressado além dessa.

Não sei das fofocas da minha sala, não sei quem está ficando com quem. Mas aprendi a não me deixar abalar por nada disso que ocorra. Amadureci, talvez mais rápido do que deveria? Mas isto me faz ser quem eu sou. Se minhas escolhas houvessem sido outras, hoje você não estaria lendo esse meu post. Eu estaria em outro lugar e simplesmente não seria eu.

 

É… aquele canudo falou para mim com as palavras mais claras possíveis: “você nunca mais terá um ensino médio, Ivan. Até as fotos e vídeos no telão com você ausente indicaram isso.” Mas eu não me arrependo. Eu não me arrependo das minhas escolhas. Foram os 3 anos mais incríveis da minha vida, e se teve alguma outra coisa que um aluno de ensino médio teria que eu não tive foi: rotina.

Posso não ter feito as melhores escolhas possíveis — nunca disse que nunca errei na minha vida. Mas as escolhas foram feitas por mim, sou eu que sou quem eu sou. E isso é algo que nunca sairá de mim.  E por isso eu olho para aquele canudo e digo: “Talvez eu não tenha tido um ensino médio, mas eu vivi. Eu me tornei quem eu sou, e não me envergonho disso. Sou alguém com sonhos e opiniões muito diferentes de quem eu era antes do meu EM, e é isto que importa. Você não irá conseguir tirar isso de mim canudo, e embora você viva num tempo onde as coisas poderiam ter sido, eu vivo o hoje, eu vivo o presente, eu vivo o tempo das escolhas que eu fiz, e não do mundo que poderia ser diferente.”  As minhas escolhas foram feitas, e agora há outras portas esperando por serem abertas.

—sem atualização—

Posted in Sem categoria on novembro 26th, 2012 by Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho – Be the first to comment

Oi pessoal :).

 

Só queria dizer que estou bem, mas que aqui vai ficar um tempo sem atualização. Tenho que fazer várias e várias coisas….

Mas de novidades…. Tenho o ITA pra fazer em dezembro. Fiz 85 na Fuvest (minha meta era 87… mas enfim…)  Já tenho mais outros dois essays terminados, e outros 3 rascunhos. Pra terminar a app do MIT  só preciso começar mais um do zero e arrumar os outros 3 :).

Tenho formatura amanhã,  E é isso.

 

até algum dia pessoal :). Como uma vez eu assinei na camiseta de umas 10 pessoas enquanto estava na Nigéria: Be happy!

Momentos difíceis

Posted in Sem categoria on novembro 23rd, 2012 by Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho – 15 Comments

Oi gente. Todo mundo as vezes passa por algum momento difícil na vida, não é mesmo?

Se alguma vez te ajudei ou o site ajudou, você poderia me mandar alguma mensagem? :) ^^

Preta, a pássaro preto

Posted in Sem categoria on novembro 20th, 2012 by Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho – Be the first to comment

ok, a qualidade de gravação que eu usei não ficou legal… vou ter que instalar um firmware alternativo na minha câmera depois, ou seja, o magic lantern \o/

vídeo que gravei lá em lins, da Preta, o pássaro preto, que veio cantar para gente

Atualizações no blog

Posted in Sem categoria on novembro 18th, 2012 by Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho – Be the first to comment

Atualizei as páginas de notícias na mídia, e a página portfolio. Depois dou uma ajeitada em outras páginas.

Vou ver se estudo um pouco de física agora \o/. Física é legal

Recomeço

Posted in Sem categoria on novembro 18th, 2012 by Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho – 2 Comments

Todo novo dia é um recomeço, mas é necessário não temer as mudanças para poder mudar…

Eu acho que preciso mudar um pouco de atitude em relação a vida, e vou tentar fazer isso.

Esse meu blog também vai ter um recomeço.

The bard’s songs

Posted in Sem categoria on novembro 16th, 2012 by Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho – Be the first to comment

http://letras.mus.br/blind-guardian/4393/

Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bard’s songs will remain

Não é você ou seu nome que será lembrado, mas a música que você cantou, aquilo que você fez :). Qual melodia você quer que as pessoas lembrem?

Dias

Posted in Sem categoria on novembro 14th, 2012 by Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho – Be the first to comment

E aí pessoal :).

Esse post vai ser bem aleatório, pois vou falar um pouco dos meus úlimos dias.

Esses dias eu estudei histórica, basntante história. Achei alguns livros muito bons na livraria cultura que contava sobre a religiosidade na Mesopotâmia, e no Egito, e isso me deixou com vontade de estudar. Estou lendo as apostilas de cursinho do Objetivo, li a primeira interia, resolvendo um número considerável de exercícios, e estou começando a segunda.

Estou fazendo um livro sobre pronúncia no Inglês. Já fiz 5/6 dele :). Aprendi a escrever muito melhor no alfabeto fonético pra conseguir resolver algumas questões. Você sabia que tem uma versão manuscrita do IPA pra trabalho de campo? Aprendi a diferenciar æ de é!

Eu dei uma olhada de novo em sons binaurais — adoro eles! Confiram esse blog exeperimental; escutem com fone a primeira gravação da lista, http://throughmyears.blogspot.com.br/, Austin Rain. Existe algo mais relaxante?

Estou fazendo também fazendo alguns essays. Eles estão divertidos de escrever, por incvrível que pareça.

Amanhã eu tenho minha entrevista para Harvard. Estou arrumando um pequeno currículo para levar para lá. Tenho um currículo no CV lattes, mas ele é estranho haha. Estou meio preocupado, me desejem boa sorte :).

Ah, e claro, esse fim de semana a Bárbara e a Lara vieram aqui pra São Paulo! A Lara é minha  colega de equipe da IPhO fofa lá de Fortaleza :). A Bárbara veio pra SP pra tentar se encontrar a Lara, mas ela já tinha ido embora pra Fortaleza… Então eu, o Lapinha e a Bárbara passamos o dia inteiro conversando. Até assistimos um pouco de Monty Python! Foi divertido

Eu acabei de fazer tudo que eu poderia fazer pra deixar o OC mais rápido. Fiz uma coisa que talvez algumas pessoas não gostem, que é atualizar os widgets (como aquele que fala dos subblogs) apenas a cada 6 horas, e o mesmo para quando mudarmos plugins e coisas do tipo. Mas eu configurei a limpeza de cache pras 4 da manhã, aumentei a vida do cache de banco de dados, aumentei o tempo de vida do cache das páginas, apaguei plguins inúteis e configurações do jetpack que carregavam .cs inúteis e coisas do tipo.

E me lembrei de um tipo de tirinha que eu gostava de ler, sobre a Escandinávia. Aprendi muita coisa lendo essas tirinhas :).

 

Até mais pessoal! Boa sorte com o mundo de olimpíadas, pois, ao que tudo indica, eu praticamente me aposentei ^^

 

————

edit

Bárbara, você é muito fofa ^^. Obrigado por me ajudar com meus essays, entrevistas e problemas pessoais :)

Little advices

Posted in Sem categoria on novembro 8th, 2012 by Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho – 1 Comment

Stay humble, be confident

Study

Live fully

Push your limits

Do your best

Don’t give up.

———

Se mantenha humilde e confiante

Estude

Viva ao máximo

Amplie os seus limites

Faça seu melhor

Não desista.

———

As vezes a vida pode parecer ser complicada. Infinitas pessoas confiam em você, mais do que você confia em si mesmo. Mas não se deixe ceder a pressão. Se você pensar que seu trabalho o que você faz é terrivelmente importante, isso será um problema pra você.

Viva! Por mais idiota que isso seja, não esqueça das outras pessoas. Elas são incriveis, e incrivelmente importantes. Nós precisamos de outras pessoas para vivermos nossa vida.

Não remoa os erros do passado, mas use-os para seu crescimento pessoal. Nenhum erro é inútil se você aprender algo com ele.

Não espere resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual. Se você está estudando de um  jeito e não consegue resultados, mude o que está fazendo. Não siga o mesmo caminho que não leva a lugar algum.

Saiba o seu destino – onde você quer chegar. Sabendo a chegada, você consegue inventar seu caminho. Mas não esqueça de viver por completo seu caminho, pois é ele que irá te moldar.

Mas se não souber seu destino, sempre confie em suas escolhas. Mais importante do que sempre fazer a escolha certa é confiar naquilo que decidiu. Se esforçar e continuar o caminho que você está trilhando

Não desista!  Você não chegou até aqui pra desistir agora! Lembre-se de tudo que você já enfrentou, de quantos “eu”s do passado seu foram para permitir que você chegasse até aqui. Mais importante do que chegar ao destino, é continuar caminhando… pois um dia você chegará lá, ou descobrirá que aquilo não era tão importante de fato.

Aproveite as oportunidades, elas surgem a todo momento. Para isso, esteja aberto a novas ideias; tenha uma parte sua que seja sempre uma folha em branco, para poder fazer seus rascunhos — eles podem se tornar mais bonitos que a ideia original do livro ^^

Não se esqueça quem você é, de onde você veio. Sabendo de onde partiu, você sabe o que te fez chegar até aqui. Não se esqueça o que você é. Por mais que você possa não ter certeza de sua identidade, sempre há pequenos jeitos ou coisas que pode dizer que são suas. Num momento de incertezas, é bom ter algo em que se apoiar, mesmo que isso mude depois.

A vida, e qualquer período dela, é o que você faz dela. Ela pode ser feliz ou infeliz, de guerras ou de paz; faça suas escolhas e veja a vida da forma que você preferir. Se a vida está lhe parecendo podre e sem graça, você está se esquecendo de rir, de cantar, de dançar, Viva!

Seja feliz.

Aleatoriedades

Posted in Sem categoria on novembro 4th, 2012 by Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho – 2 Comments

Ok… já se foi meu período de descanso de SAT, application, etc. Hora de começar a fazer as outras applications e me focar em alguma outra coisa também. Que tal ITA? ITA parece ser divertido de se estudar :). Tem bastante assunto que precisa se aprofundar pra ele ^^.

Vou pegar as provas passadas do ITA com resolução que estão na minha pendrive e estudar :)

 

Além disso eu criei uma nova página aqui no blog, Métodos de Estudo; está bagunçada, são respostas que eu dei em emails, mas acho que podem ser úteis. até mais!