Posts de março 1st, 2013

Entrevista

Posted in Sem categoria on março 1st, 2013 by Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho – 5 Comments

Saiu uma pequena entrevista minha na revista mundo estranho :).  Mas segue abaixo respostas que eu dei na Íntegra :)

 

Em vermelho estão perguntas feitas depois que as respostas foram feitas. O texto está confuso, mas tudo bem haha.

 

Segredo e motivação pra participar em olimpíadas?

 

O único segredo é dedicação. As vezes você vai querer desistir e jogar tudo para oalto. E você tem que conseguir forças para seguir em frente. – no que você pensava nessas horas que tinha vontade de desistir? como arrumava forças pra seguir em frente?
—-

Cada hora eu tentava arranjar  força de vontade de uma maneira diferente. As vezes erao pensamento de “eu não vim até aqui pra desistir agora”, assim como dizia a música dos engenheiros do Hawaii. As vezes era a promessa de reencontrar uma pessoa nas competições, ou só a vontade de cumprir o desafio e crescer como pessoa.
——
Mas o que seria essa dedicação?
Cada aluno tem um método de estudo diferente, e não existe um que seja o melhor para todos os estudantes, então não faz sentido dizer qual a maneira correta de estudar. Osegredo para ir bem chega até a ser óbvio, mas poucos o fazem:

 

1) Saber todo o programa da competição. Você tem que saber toda a matéria que pode cair na competição. –Cai muito conteúdo fora de ensino médio? Como vc estudou o que não era dado na sua escola? Aulas particulares? Pegou livros e estudou por conta?

——-
Cai muito, muito assunto além do ensino médio. Cada competição é diferente… Nas de física caem matéria da faculdade, nas de matemática, alguma matérias especializadas que costumam ser vistas em mestrado. Astronomia ou linguística, nem sequer temos no currículo da escola. Eu estudava por livros de faculdade, pegava material na internet (você não tem ideia de quanto material é distribuido de forma gratuita, sem nem ser pirata, na internet), resolvida provas passadas lendo as resoluções, etc. Tirava algumas dúvidas com professores fora do período de aula, e entrava em contato com ex-participantes das competições.

——-
2) Resolver provas passadas. Você tem que estar acostumado com o nível de dificuldade das questões e com as estratégias de solução. De nada adianta você saber a matéria se você não souber aplicar, ou se você não tiver prática o suficiente, a ponto de cometer erros de distração.

3) Treinar velocidade. Além de saber a matéria e resolver os exercícios, você também tem que treinar velocidade, pois o tempo de prova é curto frente a dificuldade das questões. E além disso, você tem que ser capaz de resolver com velocidade e precisão, sem cometer erros. e como você fazia isso? chegava a cronometrar? o tempo dado nas provas é relativamente pequeno pra dificuldade do enunciado?

——-

Eu me cronometrava sim. O tempo de cada questão é bem grande, algumas competiçõeschegam a dar quase duas horas por questão, porém, você acaba escrevendo mais de 6 páginas só de resolução, o que faz com que o tempo seja curto.

——-

4) Treinar as habilidades extras / treinar a parte experimental. Em algumas competições, como as de física, você terá que realizar experimentos. Para isso, você deve treinar as habilidades que são pedidas na prova experimental, como manejo de equipamento, minimizar as incertezas, plotar pontos em um gráfico rapidamente, etc.

– quais coisas você chegou a treinar na prática?

Eu fiz 10 dias de treinamento experimental na USP de São Carlos, organizado pela SBF (sociedade brasileira de física) para a equipe da olimpíada internacional de física. Treinei lógica resolvendo provas da olimpíada de linguística, e aumentei muito a minha velocidade em traçar gráficos, fazer tabelas, e plotar dados em geral.
– Como foi sua preparação especial para as olimpíadas de Linguística? 
Eu resolvi as provas passadas da olimpíada internacional, da olimpíada norte americana, algumas desafios de linguística que achei na internet; li um livro de linguística introdutório de faculdade, e enquanto estudava as resoluções das questòes, fui escrevendo um manual com as principais técnicas de solução ( e conforme ele foi sendo escrito, eu disponibilizava gratuitamente na internet). Você pode ver ele nesse link: http://ivan.olimpiadascientificas.com/?download=Linguistica.   Como não havia nenhum premiado na IOL brasileiro, eu tive que criar minhas próprias técnicas de estudo e resolução, pois nãohavia em quem me espelhar.
 
– Quanto tempo antes dos exames você costumava se preparar?
Depende muito. Para a Internacional de física, eu comecei a estudar focado nela 1 ano e meio antes da competição. Mas quando eu comecei a estudar para ela, eu já havia estudado anteriormente todo o conteúdo do ensino médio de física ao me preparar para a Olimpíada Internacional de Ciências Junior. Em cada competição o tempo de preparo foi bem diferente e variado.

Se você for capaz de fazer tudo isso, você irá bem na prova. Ou traduzindo de outra maneira: se você for capaz de resolver a prova, você é capaz de resolver a prova. Não há segredo.

Eu participei da olimpíada internacional de física duas vezes. Na primeira vez, eu estudei todo o conteúdo, e não me foquei em resolução de questões. Cheguei na prova, e cometi diversos erros de distração, além de não conseguir resolver tudo no tempo limite, o que me fez ganhar uma medalha de bronze. Na minha segunda participação, eu me foquei na resolução de problemas, que era a área que eu não havia treinado. Resultado: não cometi mais erros por distração e consegui resolver o conteúdo no tempo necessário, conseguindo uma medalha de ouro.
Existem diversas pessoas que ficam nervosas no dia da prova, mas isto só ocorre, pois, para elas, fazer a prova será algo que irá tirá-las da rotina, algo com que elas não estãoacostumadas. Se você fizer provas como algo rotineiro, e sempre exigir o máximo de si mesmo em cada uma delas, ao chegar em uma prova importante você estará habituado, não será algo que você ou seu organismo estranhará.

A diferença de uma prova dessas competições acadêmicas para as provas escolares é onível de aprofundamento. Na olimpíada internacional de física, é pedido conteúdo que normalmente só e visto no terceiro ano de um curso de física, além de exigir oconhecimento básico de cálculo, mas por vezes sendo necessário até o uso de cálculo vetorial. Um aluno de ensino médio em geral não verá o conteúdo com tal profundidade pela escola, sendo necessário que ele se aprofunde, mergulhe nessa jornada sozinho. Ele pode, até, por diversas vezes não ter quem o ajude, ficando preso em um mesmo exercício ou conteúdo por semanas a fio.

Diante dessas dificuldades, o segredo do sucesso é a perseverança e o foco. A primeira para não desistir, e a segunda para saber o que fazer.

E frente a tanta dificuldade, e a tanto esforço, alguém pode se perguntar o que motiva os estudantes. Quase sem exceção, o crescimento pessoal, o aprendizado e o desafio é oque mais os motiva. O estudo pode ser cansativo, mas a sensação que se aprendeu a fundo uma matéria é gratificante. Assim como a sensação de superar um desafio. Desta forma, estas competições se tornam divertidas.

Além disto, há diversas vantagens para aqueles que se dedicam a fundo nessas competições. O estudantes costumam receber ofertas de bolsa de estudo nos melhores colégios brasileiros. Elas abrem diversas portas, você conhece pessoas que são destaque no Brasil, e estes contatos podem se mostrar muitos úteis em sua vida profissional. Você faz diversas amizades, com pessoas que em geral atuarão em uma área próxima a sua, aumentando ainda mais sua rede de contatos. Você melhora o seu currículo, o que pode te permitir realizar coisas que você não conseguiria de outra maneira, como ser aprovado nas melhores universidades do planeta. Elas te diferenciam, te destacando do meio da multidão. Elas são um treinamento para o vestibular e melhoram seu rendimento escolar, pois você se aprofunda nas matérias em um nível mais que suficiente para a realizaçãodas provas de aptidão que ocorrem no final do ensino médio.

Além dessas vantagens, ao participar de olimpíadas internacionais, os estudantes conhecem outros países, culturas e pessoas, tendo uma despesa virtualmente nula. Ogoverno brasileiro através do CNPQ e das sociedades brasileiras de física, matemática, entre outras, pagam a ida dos alunos. Eles, ao irem representar o país são recebidos muitas vezes por pessoas de alta influência no país, como presidentes, ministros e até mesmo prêmios nobéis, o que demonstra a importância destes eventos.

As vantagens são muitos, mas para aproveitá-las você não pode desistir perante as dificuldades.

E essa foi a entrevista inteira.  :)