Memórias…. IJSO 2009 (1)

101403273220710

A memória é uma coisa engraçada, não é? As vezes eu acho que eu tenho uma memória tão ruim para que eu consiga me desapegar do passado e seguir pro futuro.  Ou talvez seja apenas que as histórias não contadas acabam sendo esquecidas… Mas já aceitei que a minha memória é ruim.


Essa foto foi tirada logo após chegarmos no Azerbaijão, e mostra a equipe Brasileira, a nossa guia Ləman, e, se não me engano a Aygun. A Ləman era muito fofa :). Pra falar a verdade, todas as guias eram.

Era pleno inverno no Azerbaijão, e havia uma chance grande de nós vermos neve, segunda as guias com quem eu conversei. Mas não, não nevou, e eu nunca vi neve… mas um dia vou ver \o/.

101403296554041

Um dos primeiros jogos de máfia :) no hotel. Olimpíada sem Máfia não é olimpíada haha

Mas okay… temos que voltar pra história e seguir o script. Toda história precisa de uma introdução, de um caminho e de um fim.

A minha primeira olimpíada internacional, a IJSO que aconteceu no Azerbaijão me mudou muito… E acho legal falar como eu me comportei lá, e como fiquei até que popular lá :).

Depois do incidente no aeroporto, eu passei a cumprimentar todo mundo. Todo grupo de pessoas que passava eu falava “Hi, my name is Ivan, I’m from Brazil. Where are you From?” E depois de descobrir de onde eram, “What is your name?”. Depois de escutar os nomes, “May I take a picture with you” E assim de grupo em grupo fui conhecendo quase todo mundo e tirando foto com quae todo mundo. Minto, quase isso…. Por que eu conseguia lembrar o nome de cerca de 1/10 das pessoas com quem eu falava, mas ainda assim era um começo. E eu estava feliz por estar lá, estava sempre sorrindo :).

E assim eu fui conhecendo as pessoas e ficando relativamente pop na competição.

Estônia

101846486509722

Argentina

 

E assim foram passando os 10 dias, com muita diversão :).

 

Brasil!

Brasil!

E que lição que eu tirei daí? Quer fazer amigos? Quer se divertir? Seja um pouco cara de pau. Não tenha vergonha de cumprimentar as pessoas, não tenha vergonha de ir até o quarto das pessoas com um baralho pra chamar elas pra jogar. Esses 10 dias foram incríveis. E eles não foram incríveis apenas por eu estar em outro país om muitas pessoas com idade próxima a minha. Eu fui para algumas outras olimpíadas que eu posso falar que eu não aproveitei nem um terço do que eu aproveitei nessa. E por que isso? Por que eu tinha perdido o espírito curioso e aventureiro para conhecer as pessoas, para bater em portas de quartos aleatórios e chamar as pessoas para jogar cartas (e se não fossem da competição, simplesmente pedir desculpas, isso não mata ninguém).

Não deixem que timidez ou vergonha façam com que você aproveite menos suas oportunidades ;).

Vou falar de algumas amizades que eu fiz durante a competição :)

—-

Estão vendo na terceira foto a menina de branco? Eu só encontrei com ela duas vezes depois dessa foto durante a competição, e era pouco antes de voltarmos para nossos países. Mas ela parecia muito simpática, então eu perguntei o nome dela (Sandra), pedi o email dela e dei uma lembrancinha do Brasil.  No dia seguinte, indo embora para o aeroporto, ela me encontrou e me deu uma barra de chocolate (ahh, como o chocolate era bom haha). E por algum motivo isso me fez lembrar dela. 2 anos depois, na IOL 2011, nos Estados Unidos, na cerimônia de abertura, uma surpresa (!). Eu vejo o time da Estônia vindo e reconheço a Sandra! Eu viro e falo, Sandra??? E ela, Ivan??? Você por aqui! A quanto tempo!!  E até hoje nós conversamos. E semestre que vem vamos nos encontrar novamente nos Estados Unidos, ela em Harvard e eu no MIT, logo ali do lado :).

—-

A próxima é a foto do time da Argentina! Eu invadi o quarto deles tantas vezes pra jogar carta que já nem lembro mais de todas elas. Gaston, Mica, Clara… vocês eram muito legais :)

—-

O time do Brasil, é claro! O nosso ponto de encontro era o quarto meu e do Gustavo Miranda :).

—-

 

101851346509236E como não falar da Gerry? (Gergana). A com camiseta de panda? Nós nos conhecemos nas “baladas oficiais” organizadas todo dia anterior a uma prova — eu fui em todas, mas até hoje eu acho que elas eram parte de um plano pra deixa o pessoal cansado pra prova. Eu não sabia dançar hahaha, então pensei: nada melhor do que imitar o que eu achar mais legal de cada pessoa \o/. Eu vi ela dançando e fui dançar com ela :). A gente até conseguia improvisar umas coreografias no meio das músicas haha. Muito divertido :)

—–

101851359842568

Pessoal da Coréia do Sul! Conheci primeiro o Se Ho. Estava entediado andando ao redor do hotel. Ele me viu, e perguntou o que eu estava fazendo, respondi que estava andando ao redor do hotel e chamei ele pra andar também :). Ficamos nós dois andando até que depois fomos pra recepção jogar máfia e conversar com o pessoal.

E depois o resto do pessoal — como nós conversamos sobre animes! Eu não sabia o que fazer, e estava com preguiça de ir até a recepção (era de noite), então pensei: se eu ficar sentado na frente do meu quarto, com a cabeça no joelho, alguém vai passar e perguntar o que aconteceu e aí vou falar com alguém. Parece um bom plano. haha. Então o pessoal da Coréia do Sul passou, perguntou o que houve, eu falei que só estava sentado na frente do meu quarto, e eles me chamaram pra entrar e jogar cartas com eles :). Um dos jogos que jogamos foi Bullshit (uma variação do jogo “Duvido”). Foi engraçado. Eu joguei 3 vezes seguidas 8 ases haha. Na terceira vez duvidaram e realmente eram todos ases :).
—-

Ahh e muitos outros :). Infelizmente não consegui manter contato com todos eles…

Memórias…. IJSO 2009 (1)
8 votes, 4.50 avg. rating (90% score)
  1. Ana Caroline Mendes disse:

    morro de vontade de aprender a jogar máfia de tanto você falar! kkkkkkkkkkkkkkkkk

  1. Não há trackbacks para esta página.

Deixe um comentário