Eu falhei, e agora?

Você estava em um mau dia, você não teve sorte, etc?  Não.

A culpa é sua, você falhou. Não é culpa do destino nem de outra pessoas, nem de ninguém.

Mas o que você quer dizer? Você quer que eu lide com essa enorme pressão de me sentir responsável pelos meus próprios atos?

Sim, é exatamente isso que eu quero.

Falhar é algo normal, e não deve ser tratado como se fosse. Você deve aprender a lidar com as falhas para ser capaz de seguir em frente. Se em vez de enfrentar os erros e falhas você tentar transformar eles em vitórias (eu não consegui ganhar X, mas em compensação eu fiz Y), você não estará crescendo nem aprendendo a lidar com os problemas da vida.

Você teve uma vitória por Y, mas isso não muda o fato de ter tido uma derrota em X. Se você tivesse estudado/treinado/se esforçado mais, teria provavelmente conseguido, então o melhor que se tem a fazer é aceitar que não conseguiu e focar em um novo objetivo. As pessoas que foram melhores que você não são diferentes de você, nem mais especiais nem menos. Elas apenas se esforçaram mais. Se esforce também, e assim conseguirá ter um bom resultado também. Aprenda com seus erros, mas não deixe eles te corroerem, pois não há como mudar eles. Os erros são aprendizados pra como você deve agir no presente.

 

Eu mesmo já falhei em diversas competições e projetos que fiz… No início, todos me tratavam: ahh… o que você fez não foi realmente uma falha, e bla bla bla….você já é vitorioso por chegar até aqui, e etc…. Fazendo aparentar que o fato de errar fosse algo não natural, algo que não pudesse acontecer, o que, de certa forma, me desestimulava de tentar coisas novas com o medo que elas não corressem como eu esperava. Depois começaram a me tratar como: tudo que acontece e todas as suas falhas são apenas culpa sua. Sim, é uma baita pressão em um adolescente / pré-adolescente, mas mais cedo ou mais tarde todos terão que passar por isso, e só então eu comecei a levar os meus erros como uma maneira de aprendizado, como algo que não impediria meu caminho.
Nessa última competição que eu fiz, eu tinha certeza que não ganharia nada. Então estava com a atitude: não ganhei nada, vou estudar mais para o ano que vem, existem pessoas muito melhores que eu. E para facilitar os estudos, vou criar contatos aqui para poder tirar dúvidas com outras pessoas. No final, acabei por ganhar uma medalha de prata.   Mas o fato é: se eu ainda estivesse acostumado ao que me diriam no passado, minha reação não teria sido positiva, teria sido semelhante a:
Eu não tive sorte o suficiente, os outros alunos tiveram uma preparação melhor por seus professores, eu estive em um mal dia, etc.  E ia acabar me sentindo mal durante a competição e nem aceitar a situação que eu mesmo criei.
Eu simplesmente não enfrentaria os erros e falhas e não seria quem eu sou agora.
Eu falhei, e agora?
25 votes, 4.84 avg. rating (96% score)

Deixe um comentário