Como anda a vida @ Yale

DSC08097

Oi! Como vão todos vocês?

Eu acabei de voltar dum Workshop de encadernação de livro. :) É, encadernação mesmo: cortar as folhas, costurar, cortar a capa, decorar, colocar elástico e tudo mais. Aprendi e fiz meu primeiro caderninho feito a mão. \o/ Como vocês podem ver, tenho feito coisas bastante aleatórias além de estudar aqui em Yale haha.

IMG_2585

Tem tempo, muuuuito tempo que eu não escrevo aqui. Mas isso tem um motivo: tem tempo, muuuito tempo, que eu não tenho tempo hahahaha. Sempre tem alguma coisa pra fazer aqui; agora, por exemplo, eu deveria estar escrevendo um paper cujo primeiro rascunho é pra amanhã, o penúltimo do semestre, mas eu tô sem inspiração. Eu tinha até escrito um mega texto gigantesco pra postar quando eu estava no avião vindo pra cá no meio de agosto, mas o tempo foi passando, e acho que tem coisas mais legais pra postar do que ele.

Tudo começou aqui com a OIS, Orientation for International Students, que foi quando eu fiz amizade com a maior parte das pessoas com quem eu falo aqui. Tem gente de todo canto, inclusive gente que eu tinha conhecido nas fases internacionais do IYPT e que agora fazem as mesmas aulas que eu. :) Durante o OIS a gente teve brincadeiras de todo tipo, Scavenger Hunt, Never Have I Ever etc etc etc, enfim, foi suuuuper divertido.

1275151_10151560566091198_1566297515_o

DSC07254

Depois da OIS, veio o Camp Yale, que é quando os alunos Americanos vêm pra Yale de vez e se juntam a nós pra mais uma semana de orientação. Como diria um dos meus amigos aqui, foi mais ou menos “Brace yourselves, the Americans are coming” hahaha, porque até então, o campus era só nosso. Aí isso aqui ficou bem mais agitado e a gente começou a perceber o que Yale é de verdade. E foi workshop de tudo quanto é coisa e de tudo quanto é assunto que você pode imaginar, cerimônias as mais diversas, ice breakers, mudança pra lá e pra cá (obviamente), gente, gente e mais gente, ao ponto de eu não lembrar o nome de ninguém (a quantidade de gente nova que eu conheci nos últimos 3 meses foi realmente absurda O.o).

DSC07397

IMG_1673

E claro, depois disso tudo começaram as aulas, com o chamado shopping period, quando eu pude escolher os cursos que eu faria. Eu peguei o último nível de cálculo, uma aula masoquista de física haha, um seminário de ciências políticas com crédito de escrita (pra me livrar de um dos writing credits as soon as possible) e aula de alemão. Não, não e liberaram fazer mais aulas :\, mas eu vou provavelmente fazer 5 semestre que vem, sendo 4 de ciências exatas e 1 de alemão. Acredite, 5 aulas aqui é o suficiente pra te deixar maluco pela quantidade de trabalho e outras infinitas coisas interessantes que existem por aqui pra fazer. Enfim, vejam mais detalhes das aulas no vídeo abaixo que eu fiz pro Estudar Fora. :)

Sim! Eu estou gravando um vlog pro “Vida de Calouro” do Estudar Fora, o que significa que eu vou ter uma série contando como são as coisas aqui em Yale. Por enquanto eu só tenho dois vídeos chatos, mas já gravei o próximo e essa semana eu gravo mais um, nos quais eu vou mostrar o campus e alguns vídeos de como é a vida aqui, então eles vão ser bem mais divertidos. Acho que eu vou aproveitar eles pra ir postando por aqui, assim o blog não fica tão vazio apesar da minha falta de tempo.

Coisa aleatória: eu joguei “captura the flag” com o Old campus inteeeiro como quadra, Pierson x Davenport (meu college, the best college ever, vs. nosso college rival) e, claro, Pierson ganhou, duh! Por que seria diferente né? haha. Quando ainda não estava fazendo por volta de 0ºC on a daily basis, eu costumava sair do meu quarto de noite pra olhar as árvores, ou pra ir todo mundo brincar as duas da manhã nos irrigadores do Old Campus hahaha. Outra coisa legal são as “quesadilla madness”, emq ue a gente ganha comida de graça (quesadilla, marshmallow, pipoca, chocolate etc), assiste filme, joga video game e fica jogando jogo de tabuleiro sábado à noite nas suítes dos Freshmen Counselors (nenhuma festa supera isso de maneira alguma haha).

IMG_1944

IMG_2119

Que mais? Ah, esse semestre passou muito rápido, mas foi o suficiente pra eu ter minhas primeiras experiências com muita coisa: fiz minha primeira viagem completamente sozinha pra fora do país; tive meu primeiro outono com folhas amarelas/laranjas/vermelhas e folhas caindo, colorindo a paisagem quando bate o vento como borboletas coloridas no céu (eu juro que até agora eu não me enjoei disso *-*); escalei quilômetros de uma montanha por uma trilha pela primeira vez domingo passado (foi super legal! 😀 ); recebi meu primeiro paycheck (sim! consegui um emprego pra corrigir lição de casa pro departamento de português, que paga boa parte das minhas despesas, incluindo até duas viagens :D); por falar em viagens, consegui pagar eu mesma minhas primeiras visitas a Nova York e a Boston e viajei sozinha por cidades que eu não conhecia sem ninguém do meu lado pela primeira vez; vi meus primeiros flocos de neve caindo do céu essa semana (e eu nunca pareci uma criança tão feliz na minha vida, acordei meu prédio inteiro com a minha animação de manhã beeem cedo hahahaha); fiquei em teperatura negativa for the very first time; passei pelo meu primeiro Halloween de verdade, com tudo enfeitado e com abóboras desenhadas e tudo mais; comecei a tomar conta de verdade das minhas contas pela primeira vez; vi meus primeiros (e certamente não últimos) shows de a cappella, orquestra sinfônica, coral de Yale e infinitas outros grupos musicais daqui; é a primeira vez que eu fico tanto tempo longe de casa e blá blá blá.

DSC08405

IMG_2490

IMG_2547

IMG_2440

IMG_2572

IMG_2149

DSC08325

IMG_1922

Bom, foram infinitas primeiras experiências, e logo mais vem meu primeiro thanksgiving (e eu vou passar o feriado de ação de graças de verdade na casa de uma amiga cuja família mora aqui perto :) ) e meu primeiro  jogo de futebol americano! Por acaso, esse jogo vai ser o famoso Harvard/Yale game, a mais acirrada rivalidade dentre as Ivy League schools, e que acontecerá não neste, mas no próximo sábado. O jogo vai ser em Yale este ano, então eu vou hospedar 3 meninas brasileiras que estudam em Harvard no meu quarto; vai ser divertido. \o/

IMG_1512 - Cópia

Ahhh! Também teve a inauguração do President Salovey o novo presidente de Yale. A semana da inauguração foi cheia de comemorações, incluindo block party (espécie de quermesse), inauguration ball, inaguration ceremony e blá blá blá, e também cheeeeia de brindes e coisas de graça (que é a melhor parte, diga-se de passagem 😛 ), incluindo camiseta, garrafinhas, comida de todo tipo etc. E Yale estava toda decorada. 😀

DSC08077

DSC08139

Além disso, eu fui selecionada pra um programa chamado Science, Technology and Research Scholars Program, comecei a participar das atividades do Undergraduate Women in Science at Yale (pode parecer meio sexista, mas eu juro que as atividades, painéis, jantares delas são muito divertidos, como women in physics pizza night) e ganhei duas mentoras de dois programas diferentes delas; fui staff numa conferência de simulação de comitê de crise (e não gostei, então eu sei que não vou mais me meter em atividades extracurriculares em relações internacionais); tô pleiteando uma posição num laboratório (que com sorte eu consigo pro semestre que vem e começo a aprender a programar por conta, o que vai ser útil); comecei a trabalhar no departamento de português pra fazer uma grana extra (como eu já falei); e pretendo me juntar à Associação Aeroespacial daqui dependendo de como ficar a parte de pesquisa em laboratório no semestre que vem. :) Fora isso, sempre têm palestras legais pra assistir sobre pesquisa ou sobre o “caos no mundo”, Master’s Teas com gente com quem eu sempre aprendo alguma coisa, jantares informais pra 10 pessoas com professores que fazem pesquisa no CERN (sim, foi super divertido um jantar só pra mim e mais 9 meninas com uma professora que faz pesquisa e leva undergrads pra lá e a filhinha bebê dela haha), feiras de pesquisa, eventos do Google e por aí vai.

IMG_1708

IMG_2172

Além do mais, virei membro de um prédio suuuuuuper legal aqui de Yale, o CEID, que eu vivo usando pra estudar, editar vídeo com o equipamento deles, montar fantasias pra Halloween e ficar a noite inteira estudando com uns amigos derivando momentos de inércia malucos nas paredes-lousa das salas de estudos antes da mid-term de física haha. Em breve, hopefully vou usá-lo também pra imprimir em 3D! 😀

Mas nem tudo são flores e, apesar de Yale parecer Hogwarts e isso me fazer feliz a todo momento, também tem parte de ralação, provas, muito estudo, madrugadas em claro e tudo mais. Até agora, em 3 meses, eu já tive 7 provas de alemão, 2 de cálculo e uma de física, fora os infinitos p-sets e os 3 papers de ciências políticas que eu tive que entregar. Até o meio do mês que vem, eu tenho mais 3 finals e dois papers pra fazer fora os p-sets. Salve-se quem puder! hahaha. Mas eu não me importo, as noites sem dormir valem tudo que eu tô aprendendo e o resto todo que eu tô me divertindo. E mesmo quando eu me sinto solitária, com saudades de tudo que um dia já foi minha vida, de pessoas especiais com as quais eu mal falo mais, eu olho ao meu redor e vejo o quão longe eu cheguei, o quanto eu ainda não alcancei mas sinto necessidade de alcançar, e o quanto tudo está valendo a pena. :)

Enfim, eu descobri esses dias que Yale também é cheia de passagens secretas que quase ninguém conhece! \o/ Assim, acho que eu tenho muito mais coisa pra descobrir, explorar e fazer por aqui ainda haha. Por falar em coisas pra fazer, tem uma lista dependurada na minha frente com infinitos itens pra eu terminar até amanhã (hoje) de tarde e já são mais de 2:30 da manhã aqui. Então, melhor eu parar de escrever, e ir fazer minhas coisas, senão eu não consigo fazer as coisas divertidas além das infinitas coisas que eu tenho pra estudar este fim de semana.

Sendo assim, espero não ficar mais 3 meses sem postar aqui e até mais!

Como anda a vida @ Yale
12 votes, 5.00 avg. rating (100% score)
  1. Vitória Barim Pacela disse:

    Post da Bárbara! \o/ \o/
    Tava tão desesperada que já tinha até começado a ler posts antigos, hahaha
    Só duas coisas: post ótimo e Catching Fire primeiro no Brasil 😀

  2. Gabriela Terra disse:

    Congratulations! É muito legal isso, e é uma inspiração pro pessoal que ainda não ta na faculdade, na realidade eu comecei a pensar em estudar fora no início do ano quando eu meio que “entrei” no mundo olímpico e comecei a ler o blog.Sei que na realidade medalhas não são igual a uni no exterior, mas acho que ajuda muito.Estava esperando você escrever, porque Yale deve ser incrível.Se possível, monte um mapa com as passagens secretas pro dia que eu for pra aí.hahahah.Congratulations again!

  3. Natália disse:

    haha eu amo seus posts 😀 já tava ansiosa por um post aqui
    Yale é maravilhosa, estou vendo seus vídeos e… Meu Deus, é exatamente o tipo de lugar pra onde eu quero ir na minha época de faculdade…
    Obrigada por compartilhar suas experiências conosco ^_^

  1. Não há trackbacks para esta página.

Deixe um comentário