Prep Program da ILRIO

Olá de novo. Agora que está tudo mais calmo e eu estou cansada de essays, resolvi fazer um post que a Milla pediu num comentário em um post anterior, sobre o Prep Program da ILRIO, como ele funcionava e tudo mais.

Pra quem não sabe ainda, para entrar em uma universidade americana, é necessário mais do que uma prova de vestibular. Na verdade, não existe vestibular por lá. Sua vida inteira é analisada. Em geral, o processo de admissão é constituído de um formulário com seus dados, uma lista de atividades extracurriculares, uma lista de prêmios que você já tenha recebido, suas notas da escola e ranking na sala de aula, 3 cartas de recomendação (de dois professores e do seu coordenador), algumas redações chamadas essays, entrevistas, algum material adicional que você possa ter (como um site, um artigo publicado ou um suplemento artístico) e pontuações de vários testes padronizados americanos (que entram como parte do application e não como fator decisivo tal qual seria com o vestibular). Em geral, para alunos internacionais, é mais complicado, pois as vagas são escassas. As melhores universidades, geralmente, não admitem mais do 2 a 4 brasileiros por ano (já que só há, em geral, menos de 100 vagas para internacionais e mais de 50 países pra elas), e a concorrência é de mais de 400 conterrâneos nossos aplicando a cada application season para elas, o que significa que menos de 1% do aplicantes brasileiros realmente entrarão nas mais concorridas. Pra piorar a situação, já contamos aqui mais do que 10 brasileiros olímpicos internacionais aplicando este ano… Mas quem não tenta, não passa, certo? :)

Enfim, isso aí era só uma explicação geral pra introduzir o assunto deste post. Algumas instituições e ONGs ajudam brasileiros a entrarem nessas universidades americanas com programas de mentoring, como o EucationUSA, o BSCUE e a instituição assunto deste texto aqui, a ILRIO. Ela é uma instituição cuja missão é “ajudar jovens brasileiros talentosos a entrarem nas melhores universidades dos Estados Unidos”, como está na descrição do site do Prep Program. Todo ano, eles fazem um processo de seleção para conseguir alguns dos melhores alunos que estão tentando aplicar para universidades estrangeiras e auxiliá-los a montar o application da maneira mais forte possível. Para entrar para o programa, o aluno tem que se candidatar de maneira semelhante ao app de uma universidade: deve preencher um formulário com dados pessoais, prêmios, atividades extracurriculares e short answers sobre a própria vida, experiências e aspirações, escrever um essay, mandar uma carta de recomendação e o histórico escolar e, depois, passar por uma entrevista via Skype. Esse ano parece que cerca de 250 alunos se candidataram e mais ou menos 30 entraram para o programa.

Passada essa etapa, sendo selecionado, você é designado a um mentor. Esse mentor te auxilia principalmente via e-mail, mas também por Skype, a revisar seus essays, a preencher o application, a se organizar com os deadlines e até mesmo te dá uma força quando os resultados dos testes não forem os mais positivos possíveis haha. A gente (selecionados do programa) conversa e troca informações num grupo do Facebook quando têm palestras online ou presenciais sobre o assunto, sites de interesse e outras coisas do tipo. A coordenação do programa de mentoring costuma mandar esse  tipo de informação via e-mail e Facebook, com documentos de brainstorming, preparação para os testes e com dicas para essays, entrevistas, additional information etc. É realmente muito proveitoso fazer parte do programa, principalmente pra se manter calmo nessa época tão complicada. Falo isso porque eu não poderia ter pessoas melhores que a Shen, minha mentora, e a Laila, coordenadora do programa, me ajudando nos applications. Elas são realmente duas das pessoas mais cuidadosas e atenciosas que eu conheço. :)

Enfim, pra quem pediu este post, está aí. Se alguém estiver interessado em aplicar para universidades americanas ano que vem, eu realmente posso afirmar que me candidatar ao Prep Program foi uma das melhores coisas que eu fiz este ano. Qualquer informação,  tem o site deles também que tem algumas informações sobre application.

Até depois!

Prep Program da ILRIO
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Deixe um comentário