Primeiro do Ano
Olá pessoas,
Não estou tendo o que muito postar sobre o mundo olímpico, neste finalzinho de férias escolares. Então, vamos as novidades e tentar comentar um pouco sobre os recentes ocorridos.
Hoje recebi a informação que fui aprovado para estudar o primeiro ano do ensino médio na Etec, adorei esta informação por poder ir estudar em uma escola próxima de onde moro e por poder estudar em uma escola seletiva. Mas ainda quero me mudar para uma escola particular, o que neste momento não posso. Não vou dizer que a escolas públicas não são boas (mas podem melhorar), porque gostava de minha ex-escola e foi por lá que conheci a OBMEP que me deu a oportunidade de conhecer tudo que conheço (em partes de conhecimento e amizades) hoje e de estar escrevendo este post agorinha mesmo, porém infelizmente vemos que muitos olímpicos tiveram uma maior oportunidade e um melhor apoio após se mudarem para uma escola particular.
Sobre este assunto que estava lendo em uma reportagem na revista ISTOÉ, com o título: Talentos desperdiçados (cerca de 5% das crianças e dos adolescentes brasileiros são superdotados. Por que o País tem tanta dificuldade para identificar e desenvolver esses pequenos gênios, que acabam indo para o Exterior) e é muito triste ver que muitos tem capacidade de se dar bem com o mundo olímpico mas não se dão por falta de apoio e oportunidades extracurriculares e que outros podem ajudar pela sua capacidade no desenvolvimento da edução do país mas vão estudar no exterior após o ensino médio por melhores oportunidades (isso, não é somente em áreas de estudos acadêmicos, mais também nos esportes é muito comum atletas irem para o exterior).
No ano de 2012, perdi algumas chances por conta disso, porém agora é olhar para frente e seguir meu caminho. Estou nestas férias me aprofundando um pouco em física e o estudando o básico de química, pois não tive aulas sobre estes assuntos no nono ano por faltas de professores e quero me preparar para um possível participação na edição da OBF deste ano.
Este é meu primeiro post do ano depois de duas semanas e meu primeiro post grande, não sou acostumado a escrever muito em blogs e erguer grandes temas, desde ontem estou escrevendo pouco a pouco este post haha Mas como prometido quero postar mais frequentemente aqui neste ano, atraindo assim mais leitores (o Vida de Olímpico esta com muitos novos e bom escritores haha) com posts maiores, já que os antigos era somente um status do que estava acontecendo. Estou atualizando algumas páginas e algumas outras coisas deste blog . Aproveitando, curtem e assinem este blog para receber os últimos posts por e-mail.
É… isso é tudo pessoal haha por agora, até mais!
Oi Marcio, a sua história é bastante parecida com a minha. Sempre estudei em escolas públicas que infelizmente não incentivavam a participação em olimpíadas, não possuíam uma oba infraestrutura e etc. Havia muitas competições que eu queria participar mas não tinha base nem apoio da escola para isso. No final de 2012 fui aprovada para estudar o Ensino Médio no Cefe-Mg.
Estou aproveitando as férias para estudar bastante porque quero participar de muitas competições.
Boa sorte pra você!
Olá Laís, história bem parecida.
Obrigado e boa sorte pra você também daqui para frente!
Olá, Marcio. Aqui vai mais uma com uma história bem parecida com a sua. Estudei minha vida toda em escola pública e, infelizmente, só tive acesso (e conhecimento) às Olimpiadas no 1 ano do Ens Médio. Hoje, eu estudo em escola particular, graças a uma bolsa. Espero que você também consiga.. Ah, as ETEC’s são excelentes. Mas creio que você mereça coisa melhor. Beijos e sucesso. 😉
Olá, Carolina. Uma outra história parecida que comprova o fato. Espero e pretendo conseguir uma bolsa sim, obrigado… As Etec’s são excelentes, hoje tive reunião geral com os outros aprovados e posso dizer isto.
Beijos e sucesso para você também!