Posts de junho, 2013

Provas, resultados, cronogramas

Posted in Início on junho 23rd, 2013 by Letícia – Be the first to comment

Olá, pessoal!

Acabei de receber notícias bem legais, FUI SELECIONADA PARA A EOQ 2013! É um curso de química voltado para alunos olímpicos, para o qual me inscrevi há algumas semanas. Acredito que possa me ajudar bastante na preparação IJSO/OBQ.

Mesmo que pareça normal, eu ainda acho algo interessante. O único problema (bem grande, por sinal) é que o curso é em São Paulo, vai acontecer por uma semana, praticamente, e eu não tenho lugar pra ficar. Morar no interior é horrível nessas horas. Ainda assim espero conseguir ir, já que teoricamente a parte mais difícil já passou.

Fora isso, nas últimas semanas tiveram algumas provas importantes parar mim, sejam elas obrigatórias (do colégio) ou simulados e olimpíadas. Ontem, por exemplo, teve a OPF, sem questões estranhas como nos anos anteriores. Achei uma pena, pois sempre conseguia sair rindo da prova devido a enunciados como “Messiédison chutou uma bola…” ou alternativas que sugeriam que Wi-fi funcionava por meio de polias.

O Fuvestão, simulado Fuvest que o Objetivo faz, também aconteceu a pouco tempo, e me animou pra fazer o vestibular este ano, pois fora algumas matérias, sabia boa parte da prova. Mesmo saindo achando que tinha errado loucamente as questões, acertei 65, um resultado bom. Na verdade, não sei quando a classificação sai, mas espero que seja logo, tenho uma ansiedade enorme quanto a essas coisas.

Falta uma semana para eu sair de férias, e prevejo que meu tempo será distribuído em 90% estudo IJSO e 10% dormir kkkk. Já comecei a fazer cronogramas e listas de matérias que ainda não estudei, procurando livros bons para me ajudar, folhas de exercícios e provas antigas. Desta vez sem enrolar e deixar tudo para a última hora.

Este post foi meio estranho com muita coisa jogada, mas não queria deixar acumular mais coisa pro fim do mês, porque não iria dar tempo, estou com milhões de provas, e livros pra terminar, e coisas pra arrumar, enfim, uma semana beeeeeem cheia. Amanhã ainda sai o resultado da IJSO, mas devo demorar um pouco até fazer outro post.

Até mais!

 

Reformular

Posted in Início on junho 14th, 2013 by Letícia – Be the first to comment

Olá, pessoal!

Esta semana foi horrível para mim em relação a resultados. Das 3 coisas que saiam, só consegui a menos importante, na minha opinião. Ou seja, alguma coisa está errada. Com a IJSO, tenho que eliminar esse erro o mais rápido possível.

Falando sobre as 3 coisas, elas eram a OBB, OBF e GSF (google science fair). Não tinha ido muito bem na OBB, pelo menos não o suficiente, sabia disso, mas mesmo quando isso acontece ainda sobra uma esperança, um “e se”, de que talvez ainda dê. Não deu. Quanto ao google science fair, trabalhei bastante no meu projeto, lendo livros e pesquisando sobre o assunto que decidi fazer, escrevi os textos mostrando conexões entre uma parte e outra, mas também foi uma decepção. Tudo isso em dois dias, segunda e terça. A única coisa mais animadora, foi a nota de corte da OBF, que aliás foi bem baixa, ter me garantido uma segunda fase, mas não era suficiente para me deixar feliz esta semana.

Então, mexendo no blog, fui ler o último texto do Ivan (http://ivan.olimpiadascientificas.com/2013/06/11/aprendizados-de-um-garoto-de-18-anos/). Aí eu percebi que eu estava fazendo muitas coisas erradas, e a nº 7 (não espere resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual) se encaixou perfeitamente nisso. Nas últimas duas vezes que eu falhei em uma olimpíada importante para mim (IJSO 2012 e OBB 2013), eu estudei da mesma forma. Sem tirar nem pôr.

Por isso, decidi mudar tudo, fazer o que eu deveria ter feito em seu tempo, não adiar coisas e acabar me sobrecarregando no final, e, principalmente, procurar não repetir meus erros. Isso parece meio clichê, como promessas de ano novo, mas se funcionar, ótimo, se não, tenho que continuar procurando meu jeito de estudar.

Acho muito estranho quando digo que não sei como estudar. Afinal, tenho 15 anos, e participo de competições científicas há mais ou menos três. Eu sei o que devo fazer, a matéria que devo estudar, as provas que tenho que fazer, porém como ajustar e organizar tudo isso ainda me dá problemas. Bom, antes tarde do que nunca.

Por enquanto é só, volto a escrever assim que possível. Ah, sábado tem Fuvestão, então boa sorte às pessoas que o farão.

Até mais!

Bem e, bom…

Posted in Início on junho 6th, 2013 by Letícia – Be the first to comment

Estive enrolando fazer este post por umas duas semanas. Não que eu quisesse adiá-lo só por não querer escrever no momento, mas sempre que pensava em começar, achava que seria melhor esperar outro resultado sair, ou uma prova, para não precisar fazer vários pequenos ao longo das semanas, o que acho chato de redigir. Enfim, hoje, saiu a última parte dos gabaritos. OBB, IJSO 1º fase e OBF 1º fase, por enquanto é só.

Há uns três sábados, foi a prova da OBF. Confesso que estava um pouco nervosa, nível diferente, competindo com alunos mais velhos que já tiveram (pelo menos em teoria) matérias mais avançadas do que eu. Por outro lado, era uma primeira fase, e se eu fosse mal, seria como dizer que todo meu treinamento de física para a  IJSO tinha sido inútil, o que é bem improvável. Fiz a prova, achei que tinha umas questões que estavam mais pra astronomia do que física, mas fora isso não tinha sido muito difícil. Saiu o gabarito, tirei 15 de 19 (uma das que fiz foi anulada). Resultado positivo.

E, então, veio o fim de semana que era a razão de eu gritar internamente (e às vezes externamente) por alguns dias seguidos. Por quê? Quem leu meu post sobre foco (http://leticia.olimpiadascientificas.com/2013/01/16/foco-2/), deve saber, mas, pra resumir, é porque tinha IJSO e OBB em dias seguidos. As duas olimpíadas que eu mais estava treinando, e realmente querendo passar.

Acordei cedo, por volta das 4h30 da manhã (é horrível morar em Taubaté com duas provas em São Paulo), saí mais ou menos uma hora depois, e então vieram duas horas e meia de viagem, brigando com o GPS, que conseguiu nos levar a um caminho muito mais longo do que o necessário, fazendo-nos atrasar quase 40 minutos. Por volta das 8h40, cheguei ao local da prova, tendo que descobrir em qual parte do Objetivo Paulista ela seria aplicada, já que tinha um concurso de bolsas no mesmo dia e prédio. No fim, encontrei o lugar com alguma ajuda, e fiquei conversando com o Paulo até a prova começar. Incrivelmente, estava calma.

Apesar do nível ter subido em relação ao ano passado, fui bem melhor em relação à ultima prova, mesmo tendo que usar as três horas reservadas para a prova. Como não pude trazer a prova, não tenho certeza da minha nota, mas ficou em torno de 31 ou 32 pontos. Depois de lá fui conhecer a livraria cultura, e simplesmente adorei o lugar. É muito perfeito! Também conheci a Geek, logo ao lado, curiosamente no Dia da Toalha (Dia do Orgulho Nerd). Ambos os lugares me fizeram desejar ter muito tempo pra ficar em São Paulo.

No dia seguinte, sem problemas com horário ou local de aplicação da prova, foi a OBB. Fui fazer a prova e ela tinha 120 questões. Achei estranho pois nos últimos dois anos ela teve 102, mas, sem problemas. Terminei de resolvê-la com uma hora e meia de sobra, mas fui ver as que estava com dúvida e repensar os chutes, o que me deixou com 1h faltando. Peguei o gabarito e comecei a anotar. Tudo bem, até que na questão 76, acabei rabiscando duas alternativas. Peguei outro gabarito e recomecei a anotar, faltando uns 45 minutos. O bom, foi que o erro nessa questão me fez repensar minha resposta, e marquei outra alternativa que acabou sendo a certa \o/. Sem nenhum problema no segundo gabarito, saí da sala com 20 minutos de sobra. Tremendo, mas feliz porque tinha acabado.

Ainda tive que esperar algum tempo até poder pegar minha prova, enquanto isso fiquei em uma sala onde havia alunos discutindo respostas e questões que deveriam ser anuladas. Deu o tempo, pegamos a prova, e logo se formaram as rodinhas de correção. Naquela hora já percebi alguns erros estúpidos que tinha cometido, mas, segundo a correção Ivan-Liara-Bruno, tinha acertado umas 80. Com o gabarito definitivo esse número caiu para 73, com 3 questões anuladas. Tem algumas questões que ainda não concordo com a resposta, sendo apoiada por minha professora, porém o gabarito é definitivo. Um resultado não tão bom.

Então, dessas três semanas e meia, foram dois saldos positivos e um não tão assim. Quanto a IJSO, é provável que eu passe para a 2º fase, mas ficar entre os 8 da OBB não é tão grande a chance. Os resultados oficiais saem semana que vem, ou na outra, e, até lá, só posso esperar e torcer.

Ah, só pra constar, prometo que não demoro mais tanto tempo para postar, este post ficou um pouco (muito) maior do que eu esperava.

Até logo!