Foco

Sempre tive problemas para manter o foco em uma só atividade. Antes de participar de olimpíadas, eu praticava ginástica artística, para competição, e tinha que manter ótimas notas no colégio, para não perder a bolsa de estudos que tinha. Era muito puxado, e após algum tempo eu não conseguia mais lidar com ambos. Mas, mesmo depois de sair da ginástica, eu sempre tentava fazer algo em outro ramo, mesmo que fosse tentar tirar notas muito altas em todas as matérias.

É claro, eu não conseguia ser ótima em tudo, mas continuava a tentar. Quando comecei com as olimpíadas, resolvi parar com isso, focar em poucas matérias, pois estava em um colégio mais forte, e também tinha que manter as notas para não perder a bolsa de estudos. Então, no primeiro ano eu fiz apenas matemática e física. Mas, ano passado, comecei a querer fazer cada vez mais coisas, e além das do ano anterior, tentei química e a IJSO, pois eram as únicas que conhecia. Já este ano, resolvi participar também da de biologia.

Só que nessas férias, eu percebi que não dá mesmo pra lidar com 500 coisas de uma vez e ir bem em tudo. Em vez de descansar, eu estava jogando tempo fora com muita coisa que não era tão útil, no momento. Fora que o cansaço de treinar para tantas coisas prejudicou muito meu estudo para o que eu realmente queria fazer. Então decidi que vou, finalmente, dar foco no que eu quero, e parar de tentar agarrar o mundo. Ninguém consegue isso.

Mesmo que seja por pouco tempo, é preciso fazer um planejamento relacionando o que você quer com o que você precisa fazer. Meu objetivo principal, pelo menos no 1º semestre de 2013, é a OBB e a IJSO, e é para isso que vou estudar. Se conseguir passar em outras olimpíadas, é apenas uma consequência do meu estudo para essas duas, e se não conseguir, saberei que foi minha decisão dar foco em outras coisas. Na minha opinião, a consciência dessa escolha é muito importante para todos, especialmente para nós, olímpicos, que temos que aprender coisas muito a frente de alunos normais do ensino médio.

Apesar de tudo, continuarei a escrever, como um hobby, então vocês ainda terão que me aguentar por algum tempo hahaha. Ah, pra quem quiser ver, eu tenho um blog onde posto contos e poemas que faço, é o chegadeunicornios.wordpress.com (sim, eu gosto muito de escrever).

Até mais!

Deixe um comentário