Posts de janeiro, 2014

Cursos, decisões e OBB

Posted in Início on janeiro 21st, 2014 by Letícia – 1 Comment

Olá, pessoas!

Primeiramente, desculpem-me por não postar aqui há bastante tempo, mas queria terminar algumas coisas pra poder colocar a história inteira delas. Incrivelmente minhas férias estão um tanto quanto agitadas, ou no mínimo atarefadas, o que contribuiu com falta de tempo pra escrever aqui.

Bom, logo após a virada, à noite do dia 1 de Janeiro, eu fui para São Paulo, participar de um curso do Objetivo Integrado para alunos olímpicos com foco nas seletivas de física. Fiquei uns 10 dias lá, na casa da Marina (ficamos bem amigas depois da IJSO), tendo 8h de aula por dia. Nesse tempo, tive meu primeiro contato com cálculo e sua utilização na física, e confesso de não entendi quase nada nos primeiros dias. Só durante a pausa pra Fuvest, em que pude rever isso sozinha, é que as coisas começaram a fazer sentido.

Esses 10 dias foram ótimos. Não só por eu estar aprendendo algo novo e mais complicado do que as coisas que já tinha visto, como também pelas pessoas que conheci ou revi. A equipe olímpica do Integrado e os professores eram super legais, e ficaram meus amigos bem fácil. Também vi por pouco tempo, do povo que vocês conhecem, o Cássio, o Ivan e a Liara. Btw, obrigada pela ajuda, Cássio.

Voltei pra casa e me deparei com uma questão um tanto quanto difícil pra mim: em que escola estudaria em 2014? Bom, por volta de outubro/novembro, eu recebi uma proposta muito boa de outro colégio, e durante as semanas anteriores à IJSO eu fiquei conhecendo melhor os professores e o colégio em si. Só que pra mim era muito difícil escolher, já que estudava em uma escola muito boa, com uma história em olimpíadas. Tive muito medo de decidir trocar de colégio, e o projeto olímpico deste dar errado, mesmo com o grande investimento por parte da direção, já que era algo novo.

Usei dezembro para decidir. Em um lado, uma grande história, no outro, um grande projeto praticamente individual. Escolhi o segundo. Fiz minha matrícula hoje, em outro colégio. Está longe de ser a primeira vez que faço isso, mas foi a mais difícil, pois sou muito grata a tudo que meu antigo colégio me deu. Também tive que dizer adeus a alguns amigos, com quem fiquei por quase 4 anos: meu maior tempo em uma escola.

E, por fim, durante essas semanas recebi a terrível notícia da OBB, que, para os que não sabem, não vai ser financiada pelo CNPQ e está com problemas financeiros para continuar ocorrendo, com algumas fases (treinamento prático no Rio de Janeiro) correndo risco de não acontecer, e pouca verba para os futuros representantes da IBO e OIAB. Isso é muito triste, pois é o décimo ano da competição e mostra a importância mínima da educação no Brasil. Alguns olímpicos fizeram este abaixo-assinado, e realmente espero que vocês contribuam com sua assinatura. Não quero que uma competição grande como essa, acabe extinta.

Ah, quase ia esquecendo, consegui uma equipe pro IYPT. Eles viram que estavam livre e me chamaram \o/. Então, loucura pelos relatórios. Mas o povo é bem legal. Vai Chocolate de Feynman!

É isso. Férias quase acabando, mas, quem é olímpico sabe, esse tempo é mais pra estudos do que descanso. Espero que dê tudo certo no meu novo colégio, e que eu tenha feito a decisão certa.

Até mais!