Sobre mim

DSC_9997

Oi! Meu nome é Bárbara (duh! você já sabe disso, enfim…). Nasci em Registro, mas já morei em Campo Grande (MS), Juiz de Fora (MG), depois Registro (SP) — sim, só morei lá depois — e finalmente Santos (SP), por motivos diversos relacionados a transferências ou demissão do meu pai. Daí eu dei um pulo em São Paulo e morei por três meses lá para estudar Engenharia Mecânica na Poli-USP, lugar que eu abandonei voluntariamente por um excelente motivo. Hoje, moro em New Haven, nos EUA, onde estudo Física em Yale University.

Eu estou aqui no OC, mas não, não ganhei dezenas de medalhas, um pouquinho mais de uma dezena de prêmios só. Ah, dane-se o currículo, tenho um no LinkedIn se estiver interessado, o que interessa aqui é como eu apareci aqui e o que eu gosto. Tinha 12 para 13 anos em 2008, fiz uma prova e consegui uma bolsa no Objetivo em Santos. Apesar de não ter um projeto olímpico lá até por falta de alunos, foi nessa época que eu ouvi falar pela primeira vez que olimpíadas existiam. Mesmo assim, foi só em 2010 que eu percebi que daria para eu me preparar sozinha e entrei realmente nesse mundo mágico.

E claro, isso tudo foi culpa do IYPT. Você já ouviu falar dessa competição? Se a resposta foi não e você decidiu seguir esse blog, acostume-se, eu falo muito dele (você vai ficar cansado até haha), porque ele realmente mudou minha vida e é (definitivamente, sem sombra de dúvidas, com certeza absoluta) minha competição preferida. Os IYPTs de 2011 e 2012 foram as únicas olimpíadas internacionais para as quais eu fui e, dessa maneira, eu devo a esse torneio minha única medalha internacional. Eu escrevo um blog sobre ele, o IYPT BR, lá você pode encontrar posts sobre as viagens, a preparação, as nacionais, as internacionais, os sites relacionados e outros detalhes do torneio.

Eu posso não ter ganhado muita coisa, mas eu realmente amo esse mundo olímpico! Eu sou totalmente apaixonada por ele. Ele me fez perceber quanta gente melhor do que eu existe no mundo, me deu mais determinação do que eu tinha antes, me fez sonhar mais alto, me fez ver como o mundo é enorme (mas também como ele pode ser pequeno) e me fez notar como eu amo meu país. Minhas maiores conquistas e prêmios, minhas piores derrotas, minhas melhores viagens, a maior parte do que eu aprendi e, principalmente, meus melhores amigos eu devo a esse mundo. De fato, meu ensino médio valeu a pena por causa dele. Foram três anos intensos, confusos, mas muito importantes para o meu crescimento e que eu realmente não trocaria por nada. As olimpíadas já me fizeram chorar, mas também sorrir e pular loucamente. Neste blog aqui você pode acompanhar alguns desses acontecimentos e as lições que eu tirei deles.

No meio disso tudo, eu resolvi que um dos meus objetivos de vida é ajudar as próximas gerações olímpicas no que eu puder. Eu comecei a dar aulas no colégio para possíveis futuros olímpicos e uma das minhas maiores alegrias é o fato de ter conseguido mudar alguma coisa ao meu redor por aqui. Hoje, eu tenho como uma das minhas metas pessoais ajudar todo ano a equipe brasileira do IYPT para que a cada ano o Brasil consiga uma medalha melhor ainda que a do ano anterior. Quero seguir área em pesquisa daqui para frente, porque eu adoro física e saber porque as coisas são como são no mundo próximo a mim. Assim, acho que dois dos meus maiores sonhos são fazer uma pesquisa que se torne referência no país e quem sabe no mundo e poder um dia acompanhar o time do Brasil como líder de equipe no IYPT (quando eu falo que essa competição é meu maior vício, sério, acredite).

Fora da área acadêmica, eu amo Harry Potter, adoro The Hunger Games, gosto de The Big Bang Theory e Gilmore Girls, toco violão, gosto das músicas da Taylor Swift (apesar de a maioria não se parecer muito comigo) e amo viajar para conhecer lugares novos.

Acho que tenho mais coisa para falar, mas deixa isso para os próximos posts. Espero que o que eu escrevo seja de alguma ajuda! Caso precise se comunicar, e-mail serve para isso. Eu não adiciono quem eu não conheço no Facebook, mas posso responder alguma mensagem por lá.

E como eu costumo terminar meus posts: até a próxima! :)

Contato:

  • barbaracruvinel_santiago@yahoo.com.br
  • barbara.santiago@yale.edu